Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Diretor das Olimpíadas Universitárias apresenta projeto Rio 2016 no VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário

Por Rio 2016

Evento abordou temas como avanços estruturais, instalações e legados que os Jogos Olímpicos trarão para a cidade do Rio de Janeiro e para o país.

Diretor das Olimpíadas Universitárias apresenta projeto Rio 2016 no VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário

Foto: Washington Alves/COB

Fortaleza – O diretor geral das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009 e gerente geral de Iniciação Fomento e Eventos do COB, Edgar Hubner, apresentou na noite desta terça-feira, dia 18, uma palestra sobre a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, na abertura do VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário. O evento, realizado no auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), em Fortaleza (CE), abordou temas como avanços estruturais, instalações e legados que os Jogos Olímpicos trarão para a cidade do Rio de Janeiro e para o país. A palestra de Edgar Hubner marcou a abertura do Congresso, que em sua noite de estreia contou com um excelente público, com a maior parte dos 400 lugares do auditório ocupada.

A exibição de um vídeo do Comitê Olímpico Internacional (COI) com alguns dos melhores momentos dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 cativou a platéia e deu início à palestra de Hubner. Logo depois, foram apresentados detalhes do projeto Rio 2016 e do trabalho para transformar em realidade o sonho do país de receber a maior competição multiesportiva do mundo.

“Nosso objetivo é claro. Queremos transformar os Jogos Olímpicos Rio 2016 em um cartão de visitas do Brasil e voltar os olhares do mundo para o nosso país. A mensagem é expandir o movimento e os ideais olímpicos pela América Latina, integrando ainda mais todos os continentes através do esporte”, disse Edgar, lembrando que a competição ainda não foi realizada na América do Sul e na África.

Para Edgar, o crescimento da economia brasileira é um importante aliado da candidatura. Os brasileiros também  têm prestígio e credibilidade no cenário internacional no que se refere a organizar grandes eventos. Depois dos Jogos Sul-americanos 2002 e do sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio-2007, o país também venceu a disputa para ser sede dos Jogos Mundiais Militares em 2011, da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, o que o credencia como um pólo para a realização de eventos.

O representante do COB explicou dados da candidatura da Cidade Maravilhosa como: a escolha das datas das competições olímpicas e paraolímpicas – de 5 a 21 de agosto para os Jogos Olímpicos e de 7 a 18 de setembro para os Paraolímpicos, e do projeto que adequará o calendário olímpico e paraolímpico às férias escolares. Outro tópico abordado foram as instalações esportivas. Hubner confirmou que 56% delas já existem, e que do restante, 20% ainda serão construídas e as demais 24% serão temporárias. Outras vantagens do projeto Rio 2016 como a realização de todos os esportes, na capital carioca, com exceção do futebol (Morumbi, Mineirão, Mané Garrincha e Fonte Nova serão os outros estádios da competição); e a revitalização do porto foram lembradas pelo palestrante. A decisão da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 acontece no dia 2 de outubro, em Copenhagen, Dinamarca.

O diretor geral das Olimpíadas Universitárias encerrou a palestra pedindo a torcida de todos os presentes, salientando o impacto dos Jogos para o esporte brasileiro. Após a apresentação de Edgar, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, apresentou os resultados da delegação brasileira na Universíade de Belgrado, disputada neste ano, na capital Sérvia.

O VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário faz parte da programação paralela das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009 e acontece até a próxima sexta-feira, dia 21, com entrada franca. Até o final do evento, outras oito palestras sobre temas variados, ligados às ciências do esporte, e apresentações de trabalhos científicos produzidos nas instituições de ensino superior serão realizadas na FIC.

As Olimpíadas Universitárias 2009 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).