Diretor das Olimpíadas Universitárias apresenta projeto Rio 2016 no VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário
Por Rio 2016
Evento abordou temas como avanços estruturais, instalações e legados que os Jogos Olímpicos trarão para a cidade do Rio de Janeiro e para o país.
Foto: Washington Alves/COB
Fortaleza O diretor geral das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009 e gerente geral de Iniciação Fomento e Eventos do COB, Edgar Hubner, apresentou na noite desta terça-feira, dia 18, uma palestra sobre a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, na abertura do VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário. O evento, realizado no auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), em Fortaleza (CE), abordou temas como avanços estruturais, instalações e legados que os Jogos Olímpicos trarão para a cidade do Rio de Janeiro e para o país. A palestra de Edgar Hubner marcou a abertura do Congresso, que em sua noite de estreia contou com um excelente público, com a maior parte dos 400 lugares do auditório ocupada.
A exibição de um vídeo do Comitê Olímpico Internacional (COI) com alguns dos melhores momentos dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 cativou a platéia e deu início à palestra de Hubner. Logo depois, foram apresentados detalhes do projeto Rio 2016 e do trabalho para transformar em realidade o sonho do país de receber a maior competição multiesportiva do mundo.
Nosso objetivo é claro. Queremos transformar os Jogos Olímpicos Rio 2016 em um cartão de visitas do Brasil e voltar os olhares do mundo para o nosso país. A mensagem é expandir o movimento e os ideais olímpicos pela América Latina, integrando ainda mais todos os continentes através do esporte, disse Edgar, lembrando que a competição ainda não foi realizada na América do Sul e na África.
Para Edgar, o crescimento da economia brasileira é um importante aliado da candidatura. Os brasileiros também têm prestígio e credibilidade no cenário internacional no que se refere a organizar grandes eventos. Depois dos Jogos Sul-americanos 2002 e do sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio-2007, o país também venceu a disputa para ser sede dos Jogos Mundiais Militares em 2011, da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, o que o credencia como um pólo para a realização de eventos.
O representante do COB explicou dados da candidatura da Cidade Maravilhosa como: a escolha das datas das competições olímpicas e paraolímpicas de 5 a 21 de agosto para os Jogos Olímpicos e de 7 a 18 de setembro para os Paraolímpicos, e do projeto que adequará o calendário olímpico e paraolímpico às férias escolares. Outro tópico abordado foram as instalações esportivas. Hubner confirmou que 56% delas já existem, e que do restante, 20% ainda serão construídas e as demais 24% serão temporárias. Outras vantagens do projeto Rio 2016 como a realização de todos os esportes, na capital carioca, com exceção do futebol (Morumbi, Mineirão, Mané Garrincha e Fonte Nova serão os outros estádios da competição); e a revitalização do porto foram lembradas pelo palestrante. A decisão da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 acontece no dia 2 de outubro, em Copenhagen, Dinamarca.
O diretor geral das Olimpíadas Universitárias encerrou a palestra pedindo a torcida de todos os presentes, salientando o impacto dos Jogos para o esporte brasileiro. Após a apresentação de Edgar, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, apresentou os resultados da delegação brasileira na Universíade de Belgrado, disputada neste ano, na capital Sérvia.
O VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário faz parte da programação paralela das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009 e acontece até a próxima sexta-feira, dia 21, com entrada franca. Até o final do evento, outras oito palestras sobre temas variados, ligados às ciências do esporte, e apresentações de trabalhos científicos produzidos nas instituições de ensino superior serão realizadas na FIC.
As Olimpíadas Universitárias 2009 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).