Dia Internacional da Mulher é festejado entre esportistas brasileiras
Por Rio 2016
Atletas olímpicas falam das conquistas inéditas nos Jogos de Pequim
As mulheres brasileiras têm bons motivos para comemorar o Dia Internacional da Mulher , dia 8 de março. O Brasil tem se destacado na igualdade entre os sexos e um dos exemplos desta prática foi a grande participação feminina e os resultados inéditos obtidos por elas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008. No Rio de Janeiro, a data será comemorada com a Corrida da Mulher na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos locais previstos no Projeto Rio 2016 para receber competições.
De 277 atletas brasileiros em Pequim, 133 foram atletas mulheres que alcançaram o melhor desempenho olímpico feminino da história do esporte nacional. A judoca Ketleyn Quadros ganhou a medalha de bronze na categoria leve e se tornou a primeira medalhista individual feminina do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Ela acredita que essa conquista influenciou positivamente o esporte. Essa conquista mudou a cara do judô feminino. Já dá para sentir uma maior participação feminina nos tatames. A minha medalha mostra que quando corremos atrás, conseguimos alcançar nossos objetivos. A preparação para Pequim foi muito boa, com a participação em várias competições. O judô feminino evoluiu muito nos últimos 15 anos, avalia Ketleyn.
A judoca apóia a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e confia na capacidade de organização dos cariocas. O evento será um sucesso. Os Jogos aqui trarão muitos benefícios para as próximas gerações, diz. Ela acredita que os atletas olímpicos são exemplos a serem seguidos. Nós atletas somos formadores de opinião. Quando voltei de Pequim, fui muito assediada por crianças, por isso acho que os Jogos do Rio serão uma oportunidade de influenciar bem os mais jovens, afirma.
Outra vitória de peso nos Jogos de Pequim foi das meninas do vôlei. Elas trouxeram a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos. A jogadora da seleção brasileira de vôlei Fabiana realizou seu maior sonho e acredita que as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço. Esse título foi muito importante para mim. Geralmente só vemos os homens se destacando e provamos que não é bem assim. Nós mulheres estamos conquistando nosso espaço e estamos chegando perto deles, avalia.
A meio-de-rede acha que a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro será muito importante para o desenvolvimento da cidade e do Brasil. Os Jogos Olímpicos seriam uma oportunidade de transformação para a cidade e para o país. Nos Jogos Pan-americanos, a torcida brasileira mostrou todo o seu amor pelo esporte. A América do Sul nunca recebeu os Jogos Olímpicos e o Rio 2016 com certeza será uma grande oportunidade para desenvolver o esporte no país, diz a medalhista de ouro.
A paixão do carioca pelo esporte pode ser vista em todos os lugares da cidade e na Lagoa Rodrigo de Freitas esta característica fica mais evidente. O local possui espaços para a realização de várias modalidades esportivas, como o remo. De acordo com o Projeto Rio 2016, as competições do esporte ocorrerão neste cartão-postal da cidade. A Lagoa também será o cenário de mais uma comemoração do Dia da Mulher: dia 22 de março será disputada a Corrida da Mulher. Em 2008, 1200 atletas participaram da prova em um circuito de 7,6km que pode ser feito correndo ou caminhando.