Deu samba: arqueiro e ritmista encaram desafio no Sambódromo
O palco do carnaval carioca receberá as competições do tiro com arco nos Jogos Rio 2016 e sediou evento-teste em setembro
O palco do carnaval carioca receberá as competições do tiro com arco nos Jogos Rio 2016 e sediou evento-teste em setembro
Sambódromo foi palco da mistura entre música e esporte (JUlio Stotz/Rio 2016)
O Sambódromo será a sede do tiro com arco nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - mas, antes disso, o palco do carnaval carioca recebeu o evento-teste do esporte. Os melhores arqueiros de todo o mundo desfilaram habilidade na Sapucaí durante o Desafio Internacional de Tiro com Arco.: foram 120 atletas (64 homens e 56 mulheres) de 27 países, 11 deles medalhistas Olímpicos em Londres 2012.
Dentre eles estava Bernardo Oliveira, 22 anos, atleta de Brasília. Em um intervalo dos treinos na “casa do samba” do Rio de Janeiro, Bernardo se encontrou com Carlos Henrique Roque da Silva, 19 anos, ritmista da Estácio de Sá, que detém o título de primeira escola de samba do Brasil. Vizinha do Sambódromo, a Estácio é conhecida como “O Berço do Samba”.
Bernardo, com seu arco e a aljava cheia de flechas, e Henrique, com seu tamborim, toparam o desafio: um aprenderia a manejar o arco, para tentar acertar o alvo, e o outro, a segurar a baqueta e bater frases de samba no tamborim. O resultado você confere abaixo:
Os melhores atletas do mundo estarão de volta ao Sambódromo no ano que vem: durante os Jogos Olímpicos, o tiro com arco será disputado entre os dias 6 e 12 de agosto, com quatro disputas de medalhas: disputas individuais e por equipes, masculinas e femininas.