Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Detonação marca início da abertura do túnel da Transolímpica, que ligará Deodoro à Barra

Por Rio 2016

Túnel será o quinto maior do Rio de Janeiro e passará pelos bairros de Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos

Detonação marca início da abertura do túnel da Transolímpica, que ligará Deodoro à Barra

Transolímpica ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico da Barra ao Parque Radical, em Deodoro (Beth Santos)

A primeira detonação de rochas para a perfuração do túnel da Transolímpica, na Serra do Engenho Velho, na Zona Oeste, aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 8, um dia antes da data comemorativa que marca a contagem regressiva de 1.000 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A obra é fundamental para a realização dos Jogos, uma vez que ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico da Barra ao Parque Radical, em Deodoro.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, acompanharam a operação.

"É uma data emblemática. Fico muito feliz com essas ações e programações que estão sendo feitas. Esse é um dos maiores legados que os Jogos Olímpicos do Rio deixarão para a cidade, que só tem a ganhar ao estender os seus limites", disse Nuzman.

A Transolímpica terá duas pistas com três faixas cada e 23 quilômetros de extensão. Duas dessas faixas serão destinadas a carros e uma será um corredor expresso no sistema BRT (Bus Rapid Transit) com 18 estações, dois terminais de passageiros, dois túneis, além de pistas para os carros.

Autoridades e engenheiros celebram a primeira detonação do túnel (Foto: Beth Santos)

O túnel que começou a ser perfurado será o quinto maior da cidade e passará pelos bairros de Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. Ele terá subestações de controle, monitoramento 24 horas, com gerador próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro.

Junto com os BRTs Transoeste, Transcarioca e Transbrasil, a Transolímpica contribuirá com o transporte de alta capacidade. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), a previsão para a conclusão das obras é dezembro de 2015.