Desfile da União da Ilha e atletas na Sapucaí antecipam o clima Olímpico no Rio de Janeiro
Por Rio 2016
Com mascotes e elite esportiva nacional, maior festa popular do mundo esquenta cidade para o Rio 2016
No Sambódromo, Tom e Vinicius anunciaram a chegada dos Jogos Rio 2016 (Rio 2016/Gabriel Nascimento)
"Sentindo essa vibração, dá um nervosinho, sim, não tem jeito... os Jogos estão aí!" A ponteira Gabi Guimarães, da seleção brasileira de voleibol, resumiu na noite do último domingo (7), no Sambódromo, o clima que tomou conta do Rio de Janeiro durante a semana de Carnaval. Os festejos foram só "uma palinha" do que vem por aí em agosto de 2016: enquanto a maior festa do esporte já faz sua contagem regressiva para a cerimônia de abertura, o clima Olímpico vai aos poucos se espalhando pela cidade.
No Sambódromo - que em agosto e setembro recebe o tiro com arco -, o espírito Olímpico pintou antes mesmo dos desfiles: a dupla de mascotes Vinicius e Tom garantiu o gostinho dos Jogos na Sapucaí.
O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima abriu o desfile da União da Ilha (Foto: Rio 2016/ Alex Ferro)
No primeiro dia de desfiles, a União da Ilha levou à Sapucaí uma mistura de grandes nomes com a juventude do esporte nacional. Quatro anos após homenagear Londres 2012, a agremiação voltava à avenida com os Jogos mais uma vez como tema. Com o enredo "Olímpico por natureza. Todo mundo se encontra no Rio", a tradicional escola de samba da Ilha do Governador saudou a chegada dos Jogos à América do Sul:
"Os Jogos vão começar
Já somos todos irmãos
Os deuses querem ficar
E todo mundo cai no samba",
trecho do samba-enredo de 2016 da União da Ilha
Elite do esporte nacional abrilhantou o desfile da União da Ilha (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
No desfile, esporte e samba do início ao fim. Vanderlei Cordeira de Lima, medalhista de bronze na maratona em Atenas 2004, abriu o desfile da escola, carregando uma réplica da Tocha Olímpica Rio 2016. O último carro alegórico da agremiação desfilou pela avenida recheado de esportistas, com ídolos consagrados como Giba, Giovane, Jaque Silva e o nadador Ricardo Prado (prata em Los Angeles 1984) e atletas em atividade, como Duda e Luisa, dueto do nado sincronizado, e Gabi, do voleibol. Todos entoando o samba-enredo.
Outros nomes do esporte brasileiro acompanharam dos camarotes os festejos no Sambódromo. As gêmeas Bia e Branca, do nado sincronizado, o surfista Gabriel Medina e os lutadores e irmãos Minotauro e Minotouro foram alguns dos nomes que prestigiaram a festa de pertinho.