Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Delegado da ODEPA ressalta capacidade do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016

Por Rio 2016

Ramon Zubizarreta destaca qualidade do Rio 2007 como salto para a candidatura olímpica do Rio

“Sem dúvida, o excelente trabalho feito no Rio 2007 é um degrau importante na candidatura para 2016. O padrão olímpico adotado nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 demonstra os acertos de uma organização impecável, que colocam o Rio de Janeiro no patamar das cidades mais fortes do mundo em termos olímpicos”. Foi o que afirmou nesta quinta-feira, dia 13, Ramon Zubizarreta, presidente do Comitê Olímpico do Paraguai e membro da Comissão de Coordenação da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA) e que está no Rio de Janeiro representando o presidente da entidade, o mexicano Mario Vazquez Raña, no Seminário de Transferência de Conhecimento Rio 2007, conhecido internacionalmente como Debriefing.

Até sábado, último dia do evento, o seminário será voltado para representantes de Comitês Organizadores de Eventos Multiesportivos nas Américas. Entre os participantes está o Diretor do Comitê Organizador dos XVI Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, Horácio de La Veja Flores. Também participam do Debriefing Rio 2007 representantes dos Comitês Organizadores dos Jogos Centro-americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico); Jogos Sul-americanos Medellín 2010 (Colômbia); Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (Índia). O objetivo é acumular informações e experiências do Rio 2007 e colocar os ensinamentos em prática nos seus respectivos países.

“O dia a dia do Comitê Organizador de um evento de grande porte é muito atribulado e difícil e nossa grande virtude foi saber superar os obstáculos. Este foi o principal motivo do sucesso do Rio 2007”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-RIO). “Antes dos Jogos Pan-americanos o Rio era visto como uma cidade com potencial de crescimento em vários setores. Depois do Rio 2007, ficou comprovada a capacidade para organizar e realizar grandes eventos”, concluiu, exaltando a importância do Debriefing para transmitir as experiências adquiridas.

A capacitação cada vez maior exigida para realizar grandes competições é outro ponto de destaque para a organização do Rio 2007. Segundo Ramón Zubizarreta, que visitou a cidade por diversas vezes antes dos Jogos, o trabalho feito no Rio de Janeiro foi exemplar. “Os que participam deste Debriefing  terão a oportunidade de receber os conhecimentos daqueles que realizaram a maior e melhor edição dos Jogos Pan-americanos da história”, afirmou.

Na opinião de Horácio de La Veja Flores, o legado deixado pelo Rio 2007 credencia o Brasil para novas conquistas, como a da candidatura olímpica para 2016. “Estive no Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-americanos e pude presenciar a excelência de serviços apresentada pelos organizadores. Isso serve como incentivo para o sonho do Rio 2016”, afirmou o diretor de Guadalajara 2011.