O evento, realizado no Museu Olímpico, é o primeiro que reúne representantes das sete cidades aspirantes à sede dos Jogos Olímpicos e integrantes do COI. O seminário tem como objetivo esclarecer às cidades todos os aspectos que envolvem a organização dos Jogos, facilitando o envio das respostas do questionário de postulação, que deverá ser entregue ao COI até 14 de janeiro de 2008, junto com as cartas de garantia.
O COI anunciará as cidades que serão oficialmente candidatas a receber os Jogos no início de junho de 2008, em Atenas (Grécia). As escolhidas deverão preparar o dossiê integral de candidatura, com a entrega de um caderno completo de garantias até fevereiro de 2009. A eleição da cidade sede dos Jogos de 2016 está marcada para 2 de outubro de 2009, em Copenhague (Dinamarca).
O seminário em Lausanne começou na segunda-feira, dia 15, quando a delegação do Rio 2016, liderada pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e da Comissão responsável pela pré-candidatura do Rio de Janeiro, Carlos Arthur Nuzman, participou de quatro sessões que trataram de questões relacionadas aos Jogos Olímpicos, como sistema de transportes, vila olímpica, importância dos parceiros, esportes e atletas.
Além de Nuzman, formam a delegação brasileira Carlos Roberto Osório, secretário-geral da Comissão; Agberto Guimarães, diretor de esportes; Mario Cilenti, diretor técnico; Leonardo Gryner, diretor de marketing; Sergio Lobo, diretor financeiro e administrativo; e Ana Luiza Pinheiro, consultora jurídica.
Em uma demonstração de apoio das três esferas de governo à aspiração do Rio de Janeiro em receber os Jogos de 2016, também participam das sessões em Lausanne: Ricardo Leiser Gonçalves, representante do Governo Federal, Fernando Sihman (Governo do Estado do Rio) e Claudio Versiani (Prefeitura do Rio).