DEBRIEFING: Passagem do bastão marca primeiro dia do Debriefing
Sebastian Coe, presidente de Londres 2012, passa a responsabilidade de entregar os Jogos a Carlos Nuzman
Sebastian Coe, presidente de Londres 2012, passa a responsabilidade de entregar os Jogos a Carlos Nuzman
Sebastian Coe presenteou o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, com um bastão prateado (Rio 2016™ / Alex Ferro)
O bastão foi passado simbolicamente entre Londres e Rio de Janeiro durante a Plenária de abertura do Debriefing COI dos Jogos Londres 2012. A ideia de promover uma ação simbólica para representar a transferência da responsabilidade de entregar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi levada adiante neste domingo, primeiro dia do Debriefing Oficial do COI.
Em uma pequena cerimônia, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Londres 2012, Sebastian Coe, presenteou com um bastão prateado o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
Nuzman explicou que a ideia surgiu em uma conversa durante os Jogos de Londres. “No final dos Jogos de Londres tivemos a ideia de trocarmos algo e quem sabe não vira uma prática ao fim das próximas edições? Vamos receber o bastão das mãos do grande chefe dos Jogos”, disse Nuzman.
A idéia agradou Sebastian Coe, que afirmou: “Achei a ideia fantástica e trouxemos um bastão com o nome de todas as cidades que já sediaram os Jogos, com a certeza de que vocês organizarão Jogos excelentes”.
Após a cerimônia de passagem do bastão, o Diretor-Executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, abriu a sessão ressaltando a importância do evento que visa à troca de informações. “O espírito do debriefing deve ser de interação franca e aberta. Todos devem buscar informações e fazer perguntas para aproveitar a experiência da equipe de Londres aqui presente”, explicou.
O debriefing Oficial do COI Londres 2012 vai até quarta-feira, dia 21. O evento é parte fundamental do programa de transferência de conhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) e é realizado sempre ao final de cada edição de Jogos Olímpicos.
Esta é sua sétima edição, e contará com uma combinação de discussões em plenário e encontros paralelos, que abordarão os elementos de planejamento, operacionais e técnicos da organização dos Jogos, como esporte, acomodações, transporte, cultura, educação e logística. Além disso, haverá sessões que abordarão a experiência dos participantes dos Jogos, como atletas, espectadores, força de trabalho e mídia.