Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Daniel Dias: “Os voluntários são exemplos a serem seguidos”

Por Rio 2016

Para estrela da natação Paralímpica, voluntários "são peças fundamentais" na organização do maior evento esportivo do planeta

Daniel Dias: “Os voluntários são exemplos a serem seguidos”

Daniel Dias é uma das estrelas da campanha "Seja o herói dos seus heróis" do Programa de Voluntários Rio 2016 (Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Recordista brasileiro em Jogos Paralímpicos, com 15 medalhas conquistadas em apenas duas edições do evento, Daniel Dias sabe que não há limites para o sucesso quando se tem um bom preparo e muita dedicação. E o mesmo acontece na organização do maior evento esportivo do planeta, que busca agora 70 mil pessoas para compor seu time de voluntários. Para Daniel Dias, os voluntários são "peças fundamentais deste quebra-cabeça" e, acima de tudo, exemplos a serem seguidos. (Quer fazer parte deste time? Clique aqui para se candidatar)

“Os voluntários são de fundamental importância para qualquer grande evento. Nos Jogos, então, eles são peças fundamentais de um quebra-cabeça muito complexo. Os voluntários têm aquela alma de quem está sempre disposto a ajudar e a dar o melhor de si. Todo mundo busca um exemplo a seguir e os voluntários são esses exemplos. Com certeza, quem for voluntário nos Jogos Rio 2016 será o herói de muita gente”, conta o nadador, que levou para casa quatro ouros, quatro pratas e um bronze nos Jogos Pequim 2008, além de outros seis ouros em Londres 2012.

Para participar dos Jogos Rio 2016, os voluntários podem atuar em mais de 500 funções diferentes, separadas entre nove áreas - atendimento ao público, imprensa e comunicação, apoio operacional, produção de cerimônias, protocolo e idiomas, serviços de saúde, tecnologia, transportes e esportes.

“É muito bom ver essas pessoas que estão sempre prontas para ajudar a todos – atletas, torcedores, organização – no que for. E o melhor de tudo é que fazem com o sorriso aberto no rosto, uma simpatia sem igual! Às vezes, estamos tão nervosos, com uma responsabilidade enorme, de brigar por uma medalha ou carregar a bandeira do país. Dar umas risadas já ajuda bastante a relaxar”, afirma.

Conhecidos como “especialistas”, alguns voluntários da área de esportes podem ficar em contato direto com atletas nas arenas de competição, e muitas vezes dão uma ajuda para lá de especial aos competidores. Daniel até hoje não esquece do voluntário que o ajudou a contar com a torcida da família para vencer mais uma prova nos Jogos Londres 2012 (confira a história no vídeo abaixo):

As inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016 já estão na reta final. Para participar, basta ter 18 anos completos em fevereiro de 2016 e disponibilidade no período dos Jogos, além de características especiais como paixão e disposição para viver momentos inesquecíveis lado a lado com os melhores atletas do mundo.