#CulturaRio2016 tem sucesso de público com arte e gastronomia de rua
Fim de semana com atrações ao ar livre no Museu de Arte Moderna do Rio antecipa atmosfera dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Fim de semana com atrações ao ar livre no Museu de Arte Moderna do Rio antecipa atmosfera dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Visitantes lotam barracas do Festival Celebra de Gastronomia (Rio 2016/Felipe Varanda)
O festival Celebra de Gastronomia de Rua, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, confirmou o sucesso do evento que lançou a agenda cultural do Rio 2016 no último fim de semana. Além das famílias, que também compareceram no primeiro dia, o festival contou com a visita de membros do Comitê Olímpico Internacional. que aprovaram a programação. “Façam o V da vitória”, solicitou Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI, ao tirar uma selfie com músicos da Orquestra.
Além de centralizar o melhor da gastronomia das ruas do Rio, o festival também levou intervenções culturais nos dois dias. Crianças brincavam com apresentações lúdicas que usavam materiais tão simples quanto bolhas de sabão. Dizer que o clima estava bom não vale só para o sentido figurado. Com uma disposição de barracas e mesas que deixava o ar circular a vontade e trouxe bastante conforto, os cariocas puderam aproveitar um lindo dia de sol com o frescor da sombra do MAM e os ventos da baía. Toda concepção cênica foi feita pelo cenógrafo Gringo Cardia, que convidou o artista José Jaime Costa, o Geleia da Rocinha, para dar uma cara para cada uma das iguarias.

“Minha ideia foi trazer o Geleia da Rocinha porque ele tem uma arte pop e é um artista que vem da comunidade, da arte popular. Achei que era o que precisava de um evento de comida de rua, de um monte de diversidade que a gente tem de culturas gastronômicas diferentes e o chamei para fazer uma tradução de cada uma dessas vertentes e fiz toda essa concepção técnica pra ser um lugar com a alegria das ruas”, explica Cardia.
Para Geleia da Rocinha, estar no evento cultural do Rio 2016 representa uma vitória – “estou lisonjeado. É difícil até de dimensionar”, revelou – assim como ver as intervenções feitas por jovens de diferentes projetos cariocas. A “geleia cultural” do Brasil qual ele próprio faz parte é o que o artista vê como maior força para a agenda cultural dos Jogos.
“A diversidade cultural do Brasil é muito grande. Cada um com uma linguagem, uma cultura, um português próprio. Cada um fala do seu jeito e todo mundo se entende. Brasileiro também tem aquela coisa que não desiste nunca”, descreve.
O 1º dia do Celebra Gastronomia de Rua foi incrível! Confira os melhores momentos e aproveite que hoje vai até 20h lá no MAM - Museu de Arte Moderna!
Publicado por Rio 2016 em Domingo, 10 de abril de 2016
Toda a concepção não passou despercebida pelos espectadores. O consultor de marketing Fred Mourão elogiou o conforto mesmo com o calor carioca e muitas pessoas presentes. “Apesar de estar cheio, tudo está fresco e batendo um ventinho legal. Aqui na sombra está ótimo, com uma localização excelente. E o angu está virando um sucesso!”, elogiou.
“Achei tudo bastante organizado e limpo. Deu para comer, provar de diferentes barraquinhas. Os preços de forma geral eram mais acessíveis que os de evento de gastronomia... Fiquei até tarde e ainda tinha bastante coisa rolando. Vi o show de jazz que também estava uma delícia”, opinou a blogueira Ana Luiza Britto, do blog Pote de Doçuras, que costuma ir a eventos gastronômicos. O fotógrafo Moisés Cardoso também elogiou a variedade. “Muita coisa gostosa para todos os lados.... O que eram aqueles hot philadelphia? E os brigadeiros ?”
“A gastronomia faz parte dos segmentos que o Celebra trabalha. Trouxemos para cá essa comida de rua e seus representantes. E é um sabor não só carioca, mas brasileiro”, disse Carla Camurati, diretora do Celebra, programa de cultura dos Jogos Rio 2016.
O domingo ganhou um sabor especial com o 2º dia do Celebra Gastronomia de Rua no MAM - Museu de Arte Moderna!
Publicado por Rio 2016 em Segunda, 11 de abril de 2016