Foto: RioTur
Num dia tipicamente carioca, foi celebrado, neste domingo, um ato ecumênico pela candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. Autoridades, esportistas, artistas e membros de diversos setores da sociedade carioca estiveram presentes ao evento, realizado num dos mais belos cartões postais do mundo, o Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. E foi diante da estátua, uma das sete maravilhas do mundo contemporâneo, que a cidade foi abençoada nessa que é a semana decisiva antes da decisão do dia 2 de outubro, quando será anunciada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro concorre contra Chicago, Madri e Tóquio.
O arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta foi o anfitrião do evento, que contou com a presença do ministro do Esporte Orlando Silva, além do ministro das Cidades Marcio Fortes e de Edson Santos, da Igualdade Social. O governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes também prestigiaram o evento, antes de embarcarem para Copenhagen, onde se juntarão à comitiva que defenderá a candidatura carioca no congresso do Comitê Olímpico Internacional. Carlos Luiz Martins, superintendente de operações do Rio 2016, também estava presente. Medalhistas olímpicos como Jackie Silva, do vôlei de praia, e Virna, do voleibol, além de Paulo Villas Boas, ex-atleta de basquete, e Soraya Carvalho, ex-ginasta, também compareceram à cerimônia. O evento terminou ao som de Samba do avião, clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, para deleite dos artistas presentes, com o sambista Martinho da Vila e os integrantes da Velha Guarda da Mangueira e do Salgueiro.
As qualidades do Rio de Janeiro para receber o maior evento esportivo do mundo. O apoio e alinhamento dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) em torno do Rio 2016, um dos pontos fortes da candidatura, ficou evidente durante a cerimônia. O Rio de Janeiro está pronto. Não há lugar mais encantador do que aqui. Infelizmente, a eleição não é aqui, pois com essa paisagem estonteante não teríamos como perder. Tudo que tinha que ser feito para apresentar um projeto forte foi feito. Agora é nos juntarmos numa corrente positiva, pois com certeza a inspiração do Cristo Redentor abençoará a nossa candidatura rumo à vitória, afirmou Silva.
A união das autoriades, tendo a frente o Presidente Lula é fator fundamental para o sucesso do nosso projeto. Os Jogos Olímpicos são o maior evento do mundo e trarão diversas melhorias para a cidade, legados subjetivos e concretos, mas acima de tudo uma melhoria da vida das pessoas. Vamos rezar, torcer, porque sim, nós podemos fazer os melhores Jogos Olímpicos da história, no Rio de Janeiro, disse Cabral.
Paes exaltou o espírito acolhedor do carioca. Aqui no Corcovado, que durante o ano recebe milhares de turistas, fica claro que o carioca sabe receber seus visitantes como ninguém. Essa é uma das bandeiras do Movimento Olímpico, o encontro entre os povos. O Rio de Janeiro sintetiza isso, disse.
Carlos Luiz Martins representou o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman e falou em nome da candidatura. Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro transformarão a cidade e trarão desenvolvimento não só para a cidade, mas também para oestado e o país, declarou.