Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Copa América Feminina define primeira vaga do futebol nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Dez seleções sul-americanas lutarão pelo título e pela classificação no Equador

Copa América Feminina define primeira vaga do futebol nos Jogos Rio 2016

Dona da casa, seleção equatoriana quer surpreender na Copa América (Ecuafutbol)

A primeira vaga do futebol na primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul será de um sul-americano. Entre esta quinta, dia 11, e o dia 28 de setembro, dez seleções do continente disputarão a Copa América Feminina, no Equador. O torneio classificará o campeão para a edição brasileira do maior evento esportivo do mundo, daqui a dois anos.

São dez seleções na disputa e as equipes foram divididas em duas chaves: no Grupo A estão Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Uruguai e no B estão Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai. Além da vaga nos Jogos Rio 2016, a sétima edição da Copa América classificará equipes também para o Campeonato Mundial e para os Jogos Pan-Americanos, em 2015. Caso o Brasil, já garantido no torneio Olímpico por ser o país-sede, vença a competição, o vice-campeão herdará a vaga nos Jogos Rio 2016.

Presente nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a seleção colombiana quer voltar ao cenário Olímpico nos Jogos Rio 2016. Para alcançar o objetivo, o técnico Felipe Taborda acredita no empenho demonstrado pelas atletas durante a preparação, iniciada no dia 23 de julho.

“Fizemos uma preparação muito boa, trabalhando muito na parte tática da equipe, tanto ofensiva quanto defensiva e tentando simular como será a competição. Estou muito contente e tranquilo, porque sei que vamos ter uma boa resposta das jogadoras e que elas farão de tudo para conseguir essas vagas que estão em jogo”, acredita o treinador colombiano, que aponta a Venezuela como principal rival na primeira fase da Copa América.

“A Venezuela vem tendo um grande evolução e será o nosso adversário mais complicado na primeira fase, mas Uruguai, Peru e Equador também estão trabalhando bem e vão lutar pela classificação”, avalia.

Seleção colombiana disputou os Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Getty Images/Stanley Chou)

 

Jogando em casa, o Equador espera fazer um bom papel diante de seus torcedores. Comandadas pela técnica Vanessa Araúz, as equatorianas iniciaram os treinamentos no fim de julho e disputaram uma série de amistosos antes da Copa América.

“Nossa responsabilidade é grande, porque além de representarmos o nosso país, jogaremos em casa. Nosso objetivo principal é conquistar uma vaga no Campeonato Mundial pela primeira vez. Será importante vencer a primeira partida para ganhar confiança”, diz a treinadora, falando sobre a partida contra o Peru, nesta quinta, na cidade de Riobamba.

Para a seleção chilena, a meta é fazer história, garantindo a primeira participação do país no Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. A goleira e capitã Christiane Endler, que recentemente se transferiu para o Chelsea, da Inglaterra, demonstra a empolgação da equipe com o desafio.

“O Chile nunca disputou o Campeonato Mundial e nosso objetivo é garantir uma vaga nessa competição. Se conseguirmos vencer a Copa América e, com isso, assegurar a classificação para os Jogos Olímpicos, será espetacular. Nosso grupo está bastante comprometido com esse objetivo e os últimos resultados que tivemos mostram que estamos trabalhando muito bem”, diz a goleira, referindo-se à medalha de prata conquista nos Jogos Sul-Americanos de 2014 e à vitória sobre o Canadá, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.

O torneio Olímpico de futebol feminino dos Jogos Rio 2016 terá a participação de 12 seleções. Além do Brasil e do vencedor da Copa América, disputarão a competição três equipes europeias, duas africanas, duas asiáticas, duas das América do Norte e Central e uma da Oceania. Todas as vagas serão definidas em classificatórios continentais.