Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Construção do Campo Olímpico de Golfe já está 59% concluída

Por Rio 2016

Sistema de irrigação foi instalado em 13 dos 18 buracos do campo, e plantio de grama começou em outros cinco

Construção do Campo Olímpico de Golfe já está 59% concluída

Sistemas de irrigação já foram instalados em mais de dois terços do campo (Rio 2016/Alex Ferro)

Com 59% de progresso nas obras, o Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, ganha mais cor a cada dia. O plantio de grama já foi iniciado em cinco dos 18 buracos que formam o circuito, enquanto os sistemas de irrigação estão instalados em mais de dois terços do campo.

“Após essa etapa, vem o período que chamamos de “grow-in”, ou seja, o crescimento monitorado desse ser vivo. Assim que é plantada, a grama precisa ser irrigada e, obviamente, é necessário um controle manual de ervas daninhas e um corte regular para que haja uniformidade em seu crescimento”, explica Gustavo Nascimento, gerente-geral de Planejamento de Gestão de Instalações do Comitê.

Imagem mostra panorama do Campo Olímpico de Golfe, em construção na região da Barra (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

Após o plantio, a previsão para o crescimento da grama é de cerca de 11 meses. Segundo Nascimento, muitos aspectos influenciaram na escolha da espécie que está sendo plantada na região.

“A grama escolhida precisou atender às características do esporte e às particularidades do local. O nosso campo é localizado em um terreno arenoso, com muita permeabilidade de solo, para isso foi necessário escolher uma espécie adaptada a esse tipo de solo. A vegetação de restinga é bastante sensível e, em se tratando de uma reserva, foi necessário escolher uma grama que necessite pouca fertilização e boa resistência”, ressalta.

O sistema de irrigação dos 400 mil metros quadrados de área arenosa é considerado um dos mais moderno do mundo, com bombas, tubulação e três mil aspersores importados dos Estados Unidos.

A instalação, que começou a ser construída em abril de 2013, é considerada um dos maiores legados dos Jogos Rio 2016. Após as competições, será aberta à população e se tornará o primeiro campo de golfe público da cidade, contribuindo para a popularização do esporte – que volta ao Programa Olímpico após 112 anos.

“Ao longo dos próximos dois meses, terminaremos ainda o Prédio de Manutenção e vamos dar início à construção da sede social para garantirmos a entrega final em setembro de 2015”, diz Alexandre Techima, diretor de Integração de Infraestrutura do Comitê Rio 2016.