Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Conheça os ícones de dez esportes do Rio 2016

Por Rio 2016

Assim como o atletismo conta com Usain Bolt, outras modalidades também têm astros que se preparam para disputar os Jogos

Conheça os ícones de dez esportes do Rio 2016

O cubano Mijain López celebra o ouro na luta greco-romana em Pequim 2008: ele repetiria a conquista em Londres 2012 (Getty Images/Ezra Shaw)

Você pode não acompanhar em detalhes os campeonatos mundiais do atletismo, em todas suas provas e disciplinas, mas muito provavelmente já ouviu falar no "homem mais rápido do mundo". Assim também ocorre a todos os esportes dos Jogos Rio 2016, com seus campeões arregimentando em torno de si não apenas torcedores de um determinado país - mas entusiastas de qualquer jogo bem jogado. Conheça dez outros astros que se preparam para levantar as arquibancadas no Rio.

Badminton - Lin Dan (China): Bicampeão Olímpico e pentacampeão mundial de simples, é o único atleta a completar o Super Grand Slam, vencendo os nove maiores torneios do badminton. Considerado por muitos o melhor jogador de simples na história do esporte nos Jogos Olímpicos, ele deve se aposentar após o Rio 2016, onde espera obter um inédito terceiro ouro seguido.

Lin Dan disputa badminton em Londres 2012
O chinês Lin Dan enfrenta Chong Wei Lee, da Malásia, na disputa do ouro em Londres 2012 (Foto: Michael Regan/Getty Images)

 

Ciclismo BMX - Maris Strombergs (Letônia): Domina a competição nos Jogos Olímpicos, tendo vencido a prova nas duas edições em que ela foi realizada (Pequim 2008 e Londres 2012), tornando-se o único letão a possuir dois ouros Olímpicos - e merecendo, em seu país, o apelido de "A Máquina". No circuito mundial, já foi também duas vezes campeão (em 2008 e 2010) e ficou com a medalha de prata em 2011.

Maris Strombergs disputa o BMX em Londres 2012

Maris Strombergs executa um salto na competição de BMX em Londres 2012 (Foto: Harry How/Getty Images)

 

Ginástica de trampolim - Rosie MacLennan (Canadá): Foi campeã Olímpica em Londres 2012, garantindo ao Canadá seu único ouro naqueles Jogos e o primeiro do país na ginástica de trampolim. Em Campeonatos Mundiais, conquistou o ouro em 2013 e a prata em 2014, somando um total de 12 medalhas, incluindo disputas individuais, sincronizadas e por equipe. 

Rosie MacLennan disputa a ginástica de trampolim em Londres 2012

A canadense Rose Maclennan deita no ar durante a competição da ginástica de trampolim em Londres 2012 (Foto: Ronald Martinez/Getty Images)

 

Hipismo adestramento - Charlotte Dujardin (Grã-Bretanha): É a primeira e única amazona a ser “campeã de tudo” no adestramento: detém os títulos Olímpico, mundial, europeu e do Grand Prix Special. Em Londres 2012, conquistou os ouros nas competições individual e por equipe. Pertecem a ela também os três recordes mundiais da disciplina: no Grand Prix, Grand Prix Special e Grand Prix Freestyle.

Charlotte Dujardin disputa o hipismo adestramento em Londres 2012

A britânica Charlotte Dujardin e o cavalo Valegro competem no torneio individual de adestramento em Londres 2012 (Foto: Alex Livesey/Getty Images)

 

Tiro esportivo - Rajmond Debevec (Eslovênia): Foi campeão Olímpico em Sydney 2000 e medalha de bronze em Pequim 2008 e Londres 2012. Detentor do recorde mundial da carabina três posições por 20 anos, pode disputar no Rio sua nona edição dos Jogos Olímpicos (foram seis defendendo a Eslovênia e duas a Iugoslávia). Acumula também cinco medalhas em Mundiais.

Rajmond Debevec disputa o tiro esportivo em Londres 2012

Rajmond Debevec, da Eslovênia, atira na final da carabina deitado 50m em Londres 2012 (Foto: Lars Baron/Getty Images)

 

Tênis de mesa - Zhang Jike (China): Com suas duas vitórias em Londres 2012, no torneio individual e por equipe, ele se tornou o único mesatenista a acumular, simultaneamente, o ouro Olímpico e os títulos do Campeonato Mundial e da Copa do Mundo, conquistados no ano anterior. O atleta possui uma relação especial com o Brasil: o nome "Jike" é uma homenagem de seu pai a Zico.

Zhang Jike disputa o tênis de mesa em Londres 2012

Zhang Jike, da China, enfrenta Saehyuk Joo, da Coreia, na final por equipes em Londres 2012 (Foto: Feng Li/Getty Images)


Canoagem slalom - Daniele Molmenti (Itália): Ganhador de seis medalhas em Mundiais (dois ouros, duas pratas e dois bronzes), foi campeão Olímpico em Londres 2012. É tricampeão europeu.

Daniele Molmenti disputa a canoagem slalom em Londres 2012

O italiano Daniele Molmenti compete na semifinal individual do caiaque em Londres 2012 (Foto: Stu Forster/Getty Images)

 

Levantamento de peso - Zhou Lulu (China): Campeã mundial em 2011, levou o ouro Olímpico em Londres 2012 na categoria acima de 75kg ao levantar 333kg e bater o recorde mundial.  A atleta já anunciou que irá se aposentar após o Rio 2016, onde pretende bater o próprio recorde.

Zhou Lulu disputa o levantamento de peso em Londres 2012

Lulu Zhou, da China, compete na categoria até 75kg em Londres 2012 (Foto: Jamie Squire/Getty Images)


Golfe - Rory McIlroy (Irlanda): É o número 1 do mundo e mais jovem golfista a figurar entre os 50 do ranking, quando tinha apenas 18 anos. Já venceu os quatro maiores torneios mundiais. É a principal estrela do esporte atualmente e, caso assegure sua vaga no Rio 2016, jogará a poucos metros do público no Centro Olímpico de Golfe.

Rory McLLroy, o golfista número 1 do mundo

Rory McIlroy acompanha sua tacada no 8º buraco do segundo round do Campeonato PGA de 2014, no qual o irlandês se consagraria vencedor. Foto: Andrew Redington/Getty Images

 

Luta greco-romana - Mijaín López (Cuba): Atual bicampeão Olímpico da categoria até 120 kg, alcançou o pentacampeonato mundial em 2014, quando foi eleito o atleta do ano no seu país.

Mijaín López comemora o ouro na luta greco-romana em Londres 2012

Mijain López comemora sua vitória sobre Heiki Nabi, da Estônia, na final da luta greco-romana até 120kg em Londres 2012 (Foto: Cameron Spencer/Getty Images)