Confira o processo de desenvolvimento da marca, uma imersão no universo paralímpico
Comissão Julgadora formada por 12 membros aprovou por unanimidade um dos principais símbolos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™
Comissão Julgadora formada por 12 membros aprovou por unanimidade um dos principais símbolos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™
Comissão Julgadora da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ (Foto: Rio 2016)
O processo de desenvolvimento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ começou há um ano, em novembro de 2010, quando o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) promoveu um workshop de marcas para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, compartilhando suas expectativas e outras informações sobre o Movimento Paralímpico.
No fim de abril de 2011, o IPC escolheu a agência brasileira Tátil Design de Ideias para criar a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™. A agência já havia sido selecionada anteriormente pelo Rio 2016™ para desenvolver a marca dos Jogos Olímpicos após um processo de cinco meses, que envolveu 139 empresas nacionais.
A decisão do Comitê Paralímpico Internacional foi um reconhecimento à representatividade desse processo. O IPC entendeu também que a opção pela Tátil, que já havia imergido nos valores dos Jogos do Rio de Janeiro, garantiria a identidade visual e de essência necessária entre as marcas dos eventos olímpico e paralímpico.
Com a definição da agência criadora, o Rio 2016™ iniciou um cuidadoso processo de desenvolvimento da marca, incluindo uma série de reuniões e briefings que envolveram a Tátil, atletas Paralímpicos, os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), o IPC e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Uma marca fica na história quando os olhos das pessoas compram essa marca. No momento que nós temos uma marca forte, não tenha dúvida que essa marca passa para a história como a marca que leva os Jogos junto com ela”, diz Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.
Uma Comissão Julgadora foi formada por 12 membros nomeados por seu conhecimento em criação e aprovação de programas de marcas ou pela experiência em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de representantes dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal).
As propostas criativas apresentadas pela Tátil foram avaliadas pela comissão no dia 21 de junho de 2011, de acordo com os seguintes critérios: conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade. Por unanimidade, os 12 integrantes apontaram sua preferência dentre as propostas analisadas.
“O que foi muito único nesse processo criativo? A gente botou todo mundo para trabalhar juntos. Foram 150 logotipos diferentes para chegarmos naquela solução. Para que essa marca seja uma marca que estimule as pessoas, ela precisa beber em signos universais”, afirma Fred Gelli, diretor de criação da Tatil.
À semelhança do que foi feito no processo de escolha da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, a marca dos Jogos Paralímpicos foi enviada, então, para aprovação do IPC. Em seguida, passou por uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™, para assegurar que não houvesse conflito com nenhuma outra marca existente.
A Comissão Julgadora foi formada por:
Carlos Arthur Nuzman
Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Leonardo Gryner
Diretor Geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Maggie Sanchez
Ex-Diretora Comercial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Beth Lula
Gerente Geral de Marcas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Andrew Parsons
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro
Carolin Baird
Gerente de Marcas & Serviços Criativos do Comitê Paralímpico Internacional
Ney Valle
Gerente de Design do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Theodora Mantzaris
Estrategista de Marca e Fundadora da Theodora Mantzaris & Company, consultoria de Branding em Atenas, Grécia
Ricardo Leite
Designer e Sócio-Diretor de Criação da Crama Design Estratégico
Sarah Castro
Consultora de Comunicação do Ministério do Esporte
Marcos Godinho
Assessor Especial da Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado
Marcela Muller
Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura do Rio