Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitiva do COI tem 18 integrantes dos cinco continentes

Por Rio 2016

Três campeões olímpicos (Nawal El Moutawakel, Sergey Bubka e Alexander Popov) fazem parte do grupo

Comitiva do COI tem 18 integrantes dos cinco continentes

Comissão de Coordenação do COI visita o Maracanã (Alex Ferro/Rio 2016)

Nomeada em janeiro de 2010, a Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016™ é formada por 18 integrantes dos cinco continentes do globo. Arquiteto, advogado, jornalista, professor de educação física, odontologista, engenheiro, administrador de empresa, profissional de marketing, a Comissão é formada por profissionais das mais diversas formações que possuem uma coisa em comum: a paixão pelo esporte.

Três verdadeiras lendas-vivas do esporte mundial fazem parte da Comissão, inclusive a sua presidente, a marroquina Nawal El Moutawakel. Nawal entrou para a história do esporte ao conquistar a medalha de ouro na prova inaugural dos 400m com barreiras, realizada em Los Angeles 1984. Ela se consagrou como a primeira atleta africana e primeira muçulmana a subir no alto do pódio olímpico.

Bacharel em educação física pela Universidade Iowa State (EUA), a pioneira atleta de 51 anos foi nomeada ministra dos Esportes no seu país em 2007. Membro do COI desde 1998, Nawal se tornou, em janeiro de 2010, a primeira mulher a comandar uma Comissão de Coordenação do COI.

Nawal El Moutawakel e Carlos Arthur Nuzman cumprimentam trabalhadoras da obra do Maracanã no segundo dia de visita do Cocom. (Foto: Alex Ferro/Rio2016)

O diretor executivo da Comissão é o suíço Gilbert Felli, de 65 anos. Formado em arquitetura e membro da equipe suíça de esqui até 1968, Felli foi também treinador de equipes de esqui e hóquei no gelo.

Cinco dos 18 profissionais da equipe multidisciplinar do COI são do continente americano, sendo dois da América do Sul: o uruguaio Julio César MAGLIONE, de 77 anos, presidente do Comitê Olímpico Uruguaio desde 1987 e presidente da Federação Internacional de Natação (FINA, na sigla em francês) desde 2009; e o argentino Jose Luis Campo, de 55 anos, professor de educação física especializado em natação para todos os tipos de deficiência, se tornou em 1997 o primeiro presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC, na sigla em inglês), cargo que exerceu até 2005.

Da América Central são três, incluindo uma mulher: Nicole Hoevertsz, especializada em Direito Internacional pela Universidade de Leiden, na Holanda. Entre os cargos que ocupa, a advogada de 48 anos é a secretária permanente do Conselho de Ministérios de Aruba desde 2009. Atleta do nado sincronizado, Nicole foi a técnica do dueto e da equipe de Aruba nos Jogos Olímpicos de Seul 1988.

Ex-praticante do levantamento de peso e do raquetebol, o porto-riquenho Richard L. Carrión, de 60 anos e membro do COI desde 1990, e o guatemalteco Willi Kaltschmitt Luján, de 73 anos e membro do COI desde 1988 completam a lista. Piloto de avião e ex-jogador de beisebol, Willi Luján seguiu a carreira diplomática – foi embaixador em Cuba entre 1998 e 2000 – e trabalha ainda como presidente da Comissão de Ética da Federação Internacional de Taekwondo.

Além do diretor executivo, a Comissão de Coordenação do COI conta com outros cinco representantes europeus. Presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), o italiano Francesco Ricci Bitti, de 71 anos, é PHD em engenharia eletrônica e foi jogador profissional de tênis entre 1964 e 1971. Vice-presidente do COI entre 2004 e 2008, a sueca Gunilla Lindberg, de 65 anos e membro do COI desde 1996 também faz parte do grupo, assim como a britânica Jackie Brock-Doyle, de 57 anos, que trabalhou como diretora de comunicação e relações públicas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012 (LOCOG).

Os outros dois europeus são o ucraniano Sergey Bubka e o russo Alexander Popov, dois campeões olímpicos. Doutor em pedagogia, Bubka é o maior atleta do salto com vara que o mundo já conheceu. Único hexacampeão mundial da história do atletismo (Helsinque 1983, Roma 1987, Tóquio 1991, Sttutgart 1993, Gotemburgo 1995 e Atenas 1997), Bubka conquistou a medalha de ouro na prova nos Jogos Olímpicos Seul 1988. Já Popov, caçula do grupo com 41 anos, é Mestre em treinamento esportivo e acumula nove medalhas em quatro participações olímpicas, sendo seis de ouro e três de prata.

A Comissão conta também com o primeiro membro israelense do COI: Alex Gilady, que passou a fazer parte do Comitê Olímpico Internacional em 1994. Entre as numerosas honrarias recebidas, Gilady foi o Homem do Ano de Israel de 1977 e recebeu o prêmio Emmy por sua cobertura televisiva dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sidney (2000) e Salt Lake City (2002). Gilady cobriu ainda os Jogos de Munique 1972 para a TV israelense e hoje é o vice-presidente sênior da NBC Esportes.

Outros três integrantes são do continente asiático. O tailandês Nat Indrapana, de 73 anos, professor de educação física, praticou golfe e natação e foi vice-presidente da Federação Internacional de Taekwondo, de 1999 a 2009; o taiwanês Ching-Kuo Wu, arquiteto, ex-jogador de basquete e presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA); e o chinês Timothy Tsun Ting Fok, de 67 anos, ex-jogador de futebol e atual presidente da Associação de Futebol de Hong Kong, China.

O presidente do Comitê Olímpico Australiano desde 1990, o advogado John Dowling Coates, de 62 anos, representa a Oceania. Ex-remador, Coates tem a vida intimamente ligada aos Jogos Olímpicos desde Montreal 1976, quando foi o técnico da equipe australiana de remo.

Além da marroquina El Moutawakel, a outra representante africana na Comissão de Coordenação do COI para o Rio 2016™ é Beatrice Allen, de 62 anos, primeira vice-presidente do Comitê Olímpico de Gâmbia e presidente da Associação de Softbol do país.