Comitês Paralímpicos Nacionais destacam avanços nos preparativos para os Jogos Rio 2016
Delegações de 17 países estiveram no Rio para participar do “Dia Aberto" aos CPNs, realizado pela primeira vez na história dos Jogos
Delegações de 17 países estiveram no Rio para participar do “Dia Aberto" aos CPNs, realizado pela primeira vez na história dos Jogos
Mais de 40 representantes de 17 países compareceram ao primeiro Dia Aberto aos CPNs do Rio 2016 (Rio 2016/Alex Ferro)
Os Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) elogiaram nesta quarta-feira (07) o avanço dos preparativos para os Jogos Rio 2016 durante visita à cidade para o “Dia Aberto" aos CPNs. Realizado pela primeira vez na história, o encontro contou com a participação de mais de 40 representantes de 17 Comitês Paralímpicos Nacionais, responsáveis pela preparação dos atletas de seus respectivos países para os Jogos. Eles tiveram a oportunidade de visitar os locais de competição e acompanhar de perto a evolução das obras:
“Estive aqui em novembro do ano passado e já posso ver que muitas coisas aconteceram desde então. Na Vila dos Atletas, por exemplo, observei que o trabalho havia começado em três prédios. Hoje, esses prédios já estão finalizados e temos muitos outros mais. Acho que o Rio está indo muito bem e estou ansioso para voltar e ver ainda mais progressos”, afirmou Hans Safstrom, diretor de Esporte do Comitê Paralímpico Sueco, que acompanha os trabalhos dos Comitês Organizadores de Jogos desde Sidney 2000.
Jordan Bridal, gerente de Jogos Paralímpicos do Comitê canadense, classificou como "fantástica" a evolução do projeto desde sua última visita.
“É fantástico. Você pode realmente ver o progresso desde o ano passado. É sempre positivo poder ver as coisas com os próprios olhos, em vez de apenas ler os relatórios. Temos ainda um longo caminho a percorrer, é claro, mas isso é natural quando estamos a dois anos dos Jogos", declarou.
Enquanto isso, o Comitê Paralímpico irlandês usou sua conta no Twitter para destacar a evolução das obras na Vila dos Atletas, no Estádio Olímpico João Havelange - palco do atletismo - e no Parque Olímpico da Barra.
Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), se mostrou bastante satisfeito diante das declarações. Segundo ele, as visitas aos locais de competição foram o ponto alto do encontro.
“O feedback até agora é bastante positivo. Quando visitam a Vila, quando estão aqui no Parque Olímpico vendo as obras andando, a impressão de que as coisas não estavam andando se desvanece”, disse Parsons.
