Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitês Paralímpicos Nacionais destacam avanços nos preparativos para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Delegações de 17 países estiveram no Rio para participar do “Dia Aberto" aos CPNs, realizado pela primeira vez na história dos Jogos

Comitês Paralímpicos Nacionais destacam avanços nos preparativos para os Jogos Rio 2016

Mais de 40 representantes de 17 países compareceram ao primeiro Dia Aberto aos CPNs do Rio 2016 (Rio 2016/Alex Ferro)

Os Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) elogiaram nesta quarta-feira (07) o avanço dos preparativos para os Jogos Rio 2016 durante visita à cidade para o “Dia Aberto" aos CPNs. Realizado pela primeira vez na história, o encontro contou com a participação de mais de 40 representantes de 17 Comitês Paralímpicos Nacionais, responsáveis pela preparação dos atletas de seus respectivos países para os Jogos. Eles tiveram a oportunidade de visitar os locais de competição e acompanhar de perto a evolução das obras:

“Estive aqui em novembro do ano passado e já posso ver que muitas coisas aconteceram desde então. Na Vila dos Atletas, por exemplo, observei que o trabalho havia começado em três prédios. Hoje, esses prédios já estão finalizados e temos muitos outros mais. Acho que o Rio está indo muito bem e estou ansioso para voltar e ver ainda mais progressos”, afirmou Hans Safstrom, diretor de Esporte do Comitê Paralímpico Sueco, que acompanha os trabalhos dos Comitês Organizadores de Jogos desde Sidney 2000.

Jordan Bridal, gerente de Jogos Paralímpicos do Comitê canadense, classificou como "fantástica" a evolução do projeto desde sua última visita. 

“É fantástico. Você pode realmente ver o progresso desde o ano passado. É sempre positivo poder ver as coisas com os próprios olhos, em vez de apenas ler os relatórios. Temos ainda um longo caminho a percorrer, é claro, mas isso é natural quando estamos a dois anos dos Jogos", declarou.

Enquanto isso, o Comitê Paralímpico irlandês usou sua conta no Twitter para destacar a evolução das obras na Vila dos Atletas, no Estádio Olímpico João Havelange - palco do atletismo - e no Parque Olímpico da Barra.

Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), se mostrou bastante satisfeito diante das declarações. Segundo ele, as visitas aos locais de competição foram o ponto alto do encontro.

“O feedback até agora é bastante positivo. Quando visitam a Vila, quando estão aqui no Parque Olímpico vendo as obras andando, a impressão de que as coisas não estavam andando se desvanece”, disse Parsons.

Entre as instalações visitadas, está o Estádio Olímpico João Havelange, palco do atletismo em 2016 (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

Enquanto o Rio 2016 e os Comitês Organizadores de edições passadas dos Jogos já realizaram inúmeros "Dias Abertos" aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), esta foi a primeira vez na história que um evento como esse foi dedicado exclusivamente aos CPNs. Participaram do encontro integrantes dos Comitês da Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Finlândia, Gâmbia, Irlanda, Iraque, Itália, Jordânia, Japão, México, Nova Zelândia, Rússia, Suécia e Zimbábue.
 
Angelica Mastrodomenico, chefe de Operações dos Jogos do Comitê Paralímpico italiano, destacou a importância da realização de um "Dia Aberto" exclusivo para os CPNs.
 
“Existem diferenças entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Por exemplo, nem sempre as instalações são as mesmas nos dois eventos. É importante realizar “Dias Abertos” diferentes, para que possamos focar especificamente nos Jogos Paralímpicos”, explicou.
 
Para Mario Cilenti, diretor de Serviços aos CONs e CPNs do Comitê Rio 2016, o encontro foi bastante produtivo.
 
“Compartilhamos muitas informações, realizamos reuniões produtivas e recebemos feedbacks bastante úteis. Sabemos da importância do diálogo e do trabalho em conjunto com nossos parceiros. Vamos utilizar essas discussões para desenvolver e aprimorar nossos serviços aos Comitês Paralímpicos Nacionais e seus atletas, que serão o coração e a alma dos Jogos Rio 2016”, afirmou Cilenti.
 
O IPC espera, por sua vez, que o pioneirismo do Comitê Rio 2016 na realização do evento se repita na organização das próximas edições dos Jogos.
 
“Esta foi a primeira vez que um Comitê Organizador realizou um Dia Aberto para os CPNs e isso se provou um sucesso. O clima foi positivo e os Comitês saíram seguros de que o Rio está no caminho certo para ótimos Jogos em 2016”, declarou Qayser Sandchev, gerente de Relações com os CPNs do IPC.