Comitês Olímpicos Nacionais visitam o Rio e trocam experiência sobre projeto dos Jogos
Trinta e um representantes de 15 países participaram de encontro na cidade-sede dos Jogos Olímpicos
Trinta e um representantes de 15 países participaram de encontro na cidade-sede dos Jogos Olímpicos
Comitê Rio 2016 apresenta aos CONs projeto da Lagoa Rodrigo de Freitas para os Jogos (Rio 2016/Alex Ferro)
O Comitê Organizador Rio 2016 recebeu, entre terça e quarta-feira, sua maior edição do “Dia Aberto aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs)”, que reuniu na cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 31 representantes de 15 países. Durante o encontro, os visitantes foram atualizados sobre o andamento do projeto em uma série de apresentações na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, participaram de um tour aos locais de competição e tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre os preparativos para o evento. (Saiba mais sobre os bastidores do encontro no nosso blog)
Kitty Chiller, chefe de missão do Comitê Olímpico Australiano, resumiu o clima do encontro ao site rio2016.com:
“É realmente ótimo encontrar companheiros de outros CONs. Todos nós queremos que os Jogos sejam um sucesso e estamos trabalhando em conjunto para que isso aconteça”, afirmou Kitty, que visitou o Rio pela última vez em outubro de 2013.
“Estou muito impressionada com o progresso da Vila Olímpica. Ela evoluiu muito desde a última vez que visitei o Rio. É claro como a Vila está tomando forma”, completou.
Marzenna Koszewska, do Comitê Olímpico Polonês, faz parte do universo Olímpico desde os Jogos de Seul, em 1988:
“Faltam dois anos para os Jogos e obviamente muitas coisas ainda estão sendo construídas, então é difícil imaginar como será no período dos Jogos. Mas já passei por isso diversas vezes e não tenho nenhuma preocupação. O Rio estará preparado a tempo”, acredita.
Su Donghao, representante do Comitê Olímpico Chinês, disse que o grupo foi tranquilizado com a visita:
“As reuniões e as visitas foram muito importantes e nos deram muita confiança. Antes de chegarmos, ouvimos muitas críticas pelo atraso dos trabalhos, mas agora estamos mais seguros. A visita à Barra, onde fica o Parque Olímpico, foi bem interessante. O projeto é muito bem planejado, com as instalações bem perto da Vila Olímpica”, elogiou.
Opinião similar demonstrou Steve Stoute, presidente da Associação Olímpica de Barbados e da Associação Caribenha de Comitês Olímpicos Nacionais (CANOC):
“Foi bom ver pessoalmente tudo que está acontecendo, porque o que vemos na imprensa é geralmente negativo. Vir aqui nos deu uma perspectiva positiva e mais confiança. Teremos uma reunião da diretoria da CANOC na próxima semana e irei reportar que tudo parece estar correndo bem no Rio”.
Louis Louis, do Comitê Olímpico do Qatar, também destacou a importância de manter contato com os organizadores dos Jogos.
“Ouvimos muitas notícias ruins, mas tudo é muito diferente quando estamos no local. Estou impressionado com a Vila. A dois anos dos Jogos, ela está tomando forma”, comentou Louis, que também enalteceu a oportunidade de trocar experiências com representantes de outros países.
“As discussões que tivemos com outros NOCs foram muito ricas em termos de ideias. Aproveitamos oportunidades durante os trajetos no ônibus ou durante as pausas entre as reuniões para trocar ideias”.

Antonio Pedro Garcia Monteiro, secretário-geral do Comitê Olímpico Angolano, concordou com o ponto de vista de Louis e Mika Sulin, que ocupa a mesma função no Comitê Olímpico Finlandês, e enalteceu o profissionalismo e a experiência da equipe do Rio 2016.
Os outros CONs presentes ao encontro foram da Bélgica, Bahrein, Grã-Bretanha, Irlanda, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Omã e Turcomenistão. A visita anterior aconteceu em novembro. O quinto Dia Aberto aos CONs será realizado em outubro. No mês de maio, acontecerá o primeiro Dia Aberto aos Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs).