Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitê Rio 2016 reúne centenas de pré-selecionados no Seminário de Orientação para Locais de Treinamento Pré-Jogos

Por Rio 2016

Treinamento das delegações estrangeiras levará benefícios dos Jogos a outras cidades do Brasil

Comitê Rio 2016 reúne centenas de pré-selecionados no Seminário de Orientação para Locais de Treinamento Pré-Jogos

Agberto Guimarães (Diretor de Esportes Rio 2016) e Patrícia Schultz (Analista Sênior de Instalações Esportivas Rio 2016) (Sérgio Huoliver)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 recebeu nesta segunda-feira, dia 23, representantes das instalações pré-selecionadas após a primeira fase do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos para um Seminário de Orientação, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O seminário teve como objetivo orientar os participantes pré-selecionados em relação às próximas fases do processo, direitos, deveres e oportunidades. Ao todo, 355 instalações foram pré-selecionadas em 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do país.

 

O evento contou com a participação do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons; além de autoridades e representantes do Rio 2016 e das instalações pré-selecionadas.

 

Para Carlos Arthur Nuzman, o desenvolvimento e o incentivo ao esporte nas cidades que receberão delegações Olímpicas e Paraolímpicas serão o grande legado do projeto. “Os Jogos são no Rio, mas pertencem ao Brasil. Essa é a oportunidade para qualificarmos essas instalações e desenvolver o esporte nas cinco regiões do país, além de promover o turismo nas cidades que forem cadastradas. É isso que ficará para a população e para as gerações futuras”, afirmou.

 

O Governador Sérgio Cabral ressaltou que o legado dos Jogos Rio 2016 já está sendo construído por meio de programas como o de Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. “A grande argumentação da campanha de candidatura do Rio era a de que podíamos deixar um legado para o Rio, para o Brasil e para a América do Sul com os Jogos Olímpicos. Esse processo já é parte da construção desse legado”, afirmou Cabral.

 

Andrew Parsons lembrou que, enquanto os Jogos Olímpicos estiverem acontecendo no Rio, os atletas Paraolímpicos estarão em período de aclimatação em todo o Brasil e que uma melhor acessibilidade nas cidades selecionadas é outro benefício que ficará para a população. “As necessidades dos Comitês Paraolímpicos Nacionais são muito semelhantes às dos Comitês Olímpicos Nacionais, mas é preciso que as cidades pensem no incremento da acessibilidade, em meios de transporte adaptados para que possam receber delegações paraolímpicas e mostrar que estão preparadas”, explicou.

 

O Diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, informou que foram percebidas algumas dificuldades por parte dos interessados no preenchimento dos formulários de inscrição. Devido ao ineditismo do processo e ao objetivo de proporcionar a oportunidade de participação ao maior número possível de municípios, o Comitê Organizador decidiu oferecer àqueles que não forneceram todos os documentos ou informações requisitados a possibilidade de completar suas inscrições até o dia 30 de maio. “Tivemos um número recorde de inscrições e isso só reforça o nosso entendimento de que essa é uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento do esporte no país”, comemorou Agberto Guimarães.

 

O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas ao país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.

 

O processo, dividido em fases (ver “Etapas do Processo”), terminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tiverem cumprido as exigências do regulamento e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 – a ser distribuído para todos os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.

 

ETAPAS DO PROCESSO

 

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Inscrição: período para preenchimento completo online do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016.

 

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Pré-Seleção: os interessados preencheram o Formulário de Pré-Seleção online, comprovaram o atendimento aos requisitos de participação e enviaram eletronicamente toda documentação exigida no regulamento.

 

2 de maio de 2011 – Divulgação da lista de instalações pré-selecionadas após a primeira fase do processo.
 

23 de maio de 2011 – Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e sobre os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações e as oportunidades e o legado.
 

23 a 30 de maio de 2011 – Documentos de garantia: envio pelo correio do Termo de Adesão assinado pelo representante da instalação e do Termo de Cooperação assinado pelos representantes da instalação e da cidade.

 

23 de maio a 29 de junho de 2011 – Formulários descritivos e upload de documentos: preenchimento on-line de formulários referentes à infraestrutura da instalação, da área de treinamento da instalação, turismo/cultura/esporte da cidade, dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade e upload de documentos.

 

15 de agosto a 11 de novembro de 2011- Realização de visitas e reuniões técnicas agendadas.

 

22 de agosto a 25 de novembro de 2011 – Relatório Técnico: envio pela Comissão Avaliadora do Relatório Técnico e das sugestões de adequações necessárias (se houver) ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.

 

05 de setembro a 16 de dezembro de 2011 – Orçamento e cronograma: envio online da previsão de orçamento e cronograma para a execução das eventuais obras de intervenção necessárias ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.

 

16 de janeiro de 2012 – Divulgação do resultado: divulgação das instalações selecionadas a participar do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

 

16 a 27 de janeiro de 2012 –Assinatura do termo de compromisso das instalações selecionadas.

Julho de 2012 - Publicação e divulgação para os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.

 

A partir de Julho de 2012 - Fase de acompanhamento das eventuais obras de intervenção necessárias nas instalações.