Comitê Rio 2016 inicia intercâmbio com organizadores dos Jogos de Londres 2012
Por Rio 2016
Presidente Carlos Arthur Nuzman visita o Parque Olímpico e reforça a importância da troca de informações entre as cidades sede dos Jogos Olímpicos
Foto: Carlos Magno
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, visitou nesta sexta-feira, dia 29, o Parque Olímpico dos Jogos de Londres 2012 e se reuniu com representantes do comitê organizador local. O ministro do Esporte, Orlando Silva, e o governador Sergio Cabral também participaram do evento. Neste sábado, dia 30, a comitiva brasileira se reunirá com o ex-primeiro ministro Tony Blair, que teve grande participação na vitoriosa candidatura de Londres.
Esta foi a primeira visita do Comitê Rio 2016 a Londres desde a escolha da cidade brasileira como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Na sede do Comitê Londres 2012, o grupo brasileiro foi recebido pelo presidente Sebastian Coe e pelo vice-presidente Keith Mills Estamos dando continuidade a uma rotina de troca de informações iniciada ainda na fase de candidatura do Rio de Janeiro. Os encontros entre representantes de cidades sede são uma parte importante do trabalho de realização dos Jogos Olímpicos. Vamos observar as melhores práticas de organização de Londres 2012, assim como o Rio de Janeiro também será uma referência para a próxima cidade sede, explicou Carlos Arthur Nuzman.
O Ministro Orlando Silva também reforçou a importância do intercâmbio entre as cidades sede. Durante a fase de candidatura do Rio, falamos em criar uma ponte entre a Europa e a América do Sul. Esta visita inicia a construção desta ponte. A organização dos Jogos Rio 2016 está no caminho certo, disse o ministro.
Durante o evento, o governador Sérgio Cabral anunciou que a sede do Comitê Rio 2016 será no Palácio Gustavo Capanema, no Centro. O projeto do prédio foi inspirado por Le Corbuisier e elaborado por uma equipe de arquitetos que incluiu Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. Os jardins foram projetados por Roberto Burle Marx. Teremos a Autoridade Pública Olímpica e o Comitê Rio 2016 trabalhando juntos, como estamos vendo em Londres. Isso é uma prova de integração, disse Sérgio Cabral.