Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitê Rio 2016 assume compromisso com o respeito aos direitos LGBT e igualdade de gênero e raça

Por Rio 2016

Jogos Olímpicos e Paralímpicos terão pins da diversidade que serão lançados em novembro

Comitê Rio 2016 assume compromisso com o respeito aos direitos LGBT e igualdade de gênero e raça

Reinaldo Bugarelli e Simone Schäeffer acompanham a assinatura de Sidney Levy nos documentos de igualdade de raça e gênero (Mathilde Molla/Rio 2016)

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 assinou nesta sexta-feira (4) dois documentos nos quais assume compromissos com igualdade de gênero e raça, e mais os direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Também foram divulgados os pins da diversidade, que estarão disponíveis no mercado a partir de novembro. Participaram da cerimônia de assinatura o diretor geral do Comitê Rio 2016, Sidney Levy; a coordenadora-geral de Autonomia Econômica para mulheres, Simone Schäffer; e Reinaldo Bulgarelli, secretário geral do Fórum das Empresas e Direitos LGBT.

 

No protocolo Pró-equidade de Gênero e Raça foi estabelecida uma relação de parceria e cooperação entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e o Comitê Rio 2016. O objetivo é aumentar os esforços para promover diálogo e ações que envolvem as questões de raça e gênero. Simone ressaltou a busca da secretaria pela equidade de gênero e raça e apresentou oportunidades para que as mulheres conquistem sua autonomia econômica. "Uma de nossas preocupações é a inserção das mulheres nesses espaços de trabalho que serão criados durante todo o período da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos".

No segundo documento, o Comitê adere ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT  e à agenda de trabalho expressa nos "10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT". A assinatura demonstra que o Comitê Rio 2016 está ciente que os Jogos são para todos os segmentos sociais e que haverá atenção a todos os grupos. "Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos já expressam esse valor da diversidade que há no mundo, inclusive a que considera a orientação sexual e identidade de gênero. São temas ainda complicados no mundo, mas a organização (Rio 2016) ao dizer isso (seu apoio à causa) expressa: nós efetivamente valorizamos a diversidade", disse Bulgarelli. 

Durante o evento foram divulgadas as imagens dos pins da diversidade. A líder do Grupo de Gênero do Comitê Rio 2016, Sylmara Multini, explica que não foi por acaso que os dois documentos foram assinados no mesmo dia. "Nós vemos diversidade realmente como um todo". Segundo ela, o Comitê já trabalha internamente em prol do respeito à diversidade. "Mas a assinatura dos documentos revela a intenção de tornar isso mais evidente diante de parceiros, fornecedores e patrocinadores".

 


Pins da diversidade vão associar a imagem Rio 2016 às causas da igualdade de gênero e raça e aos direitos LGBT (Foto: Rio 2016)