Comitê Rio 2016 abre inscrições para o Programa de Voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Programa, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social, vai selecionar 70 mil pessoas
Programa, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social, vai selecionar 70 mil pessoas
Grupo de voluntários pioneiros dos Jogos Rio 2016 posa para foto durante gravação da campanha (Alexandre Loureiro)
Já estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016. Setenta mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, serão selecionadas para atuar em mais de 500 funções, sendo 45 mil nos Jogos Olímpicos e 25 mil nos Paralímpicos. Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 15 de novembro na seção de voluntários do site.
O programa, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social, oferecerá curso online de inglês para todos os selecionados por um ano, além de treinamentos específicos para a função e gerais, em serviços, liderança e inclusão. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho e certificado de participação.
Para participar, basta ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 - não há limite máximo de idade -, o ensino fundamental completo é desejável, além da disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos.
Os voluntários representam 33% da força de trabalho dos Jogos Olímpicos. As vagas são para as mais diversas habilidades e perfis, inclusive para pessoas com deficiência. Algumas funções necessitam de conhecimentos e características específicas, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de Esporte, Serviços Médicos, Tecnologia e Idiomas.
“O Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016 vai refletir a diversidade brasileira, de talentos, culturas, idades e interesses. Toda essa riqueza vai se somar também a outras milhares de pessoas que virão ao Brasil em prol de um objetivo maior, que é contribuir para realizarmos o maior evento multiesportivo do mundo com excelência, paixão e alegria, pela primeira vez no Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.