Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitê Paralímpico Internacional anuncia total de medalhas e participação recorde de mulheres no Rio 2016™

Por Rio 2016

Competição terá 526 disputas por medalhas em 22 esportes. Mulheres e atletas com maior comprometimento motor se beneficiam com introdução de novos eventos

Comitê Paralímpico Internacional anuncia total de medalhas e participação recorde de mulheres no Rio 2016™

Jogos Paralímpicos Rio 2016™ terão 23 disputas por medalhas a mais do que Londres 2012 (LOCOG)

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou nessa sexta-feira, dia 5 de julho, que os Jogos Paralímpicos Rio 2016™ terão a maior participação feminina entre todas as edições do evento. Além disso, o programa de competição incluirá 23 disputas por medalhas a mais do que Londres 2012, com a introdução de novos eventos para as mulheres e para atletas com maior comprometimento motor.

Com os planos propostos pelo IPC e comunicado a todas as federações internacionais, o Rio 2016™ terá cerca de 4.350 atletas competindo em 526 disputas por medalhas em 22 esportes. Do total de atletas, aproximadamente 1.650 será de mulheres, número 9,9% maior do que Londres 2012 e mais do que o dobro (790) das participantes nos Jogos Paralímpicos Atlanta 1996.

As mulheres vão competir em 224 eventos, 43% do total de medalhas que serão distribuídas e 12% a mais do que em Londres. Atletismo, paraciclismo e natação são os esportes com eventos adicionais para as mulheres. Paracanoagem e paratriatlo foram incluídos nos Jogos pela primeira vez no Rio 2016™ e cada esporte será composto por seis disputas por medalhas (três para homens e três para mulheres).

Executivo chefe do IPC, Xavier Gonzalez, afirmou: “Faltam pouco mais de três anos para o Rio de Janeiro receber o maior Jogos Paralímpicos já realizados em número de atletas e de esportes. Como parte do nosso desenvolvimento estratégico aumentamos o número de eventos para as mulheres e para atletas com maior comprometimento motor. Em apenas 20 anos, os Jogos contarão com o dobro de atletas do sexo feminino, uma conquista significativa”.

Após esse comunicado oficial, cada federação internacional de esporte vai desenvolver seus critérios de classificação para os Jogos Rio 2016™ a serem analisados pelo Conselho Executivo do IPC em novembro. Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro serão realizados de 7 a 18 de setembro de 2016.