O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou nessa sexta-feira, dia 5 de julho, que os Jogos Paralímpicos Rio 2016™ terão a maior participação feminina entre todas as edições do evento. Além disso, o programa de competição incluirá 23 disputas por medalhas a mais do que Londres 2012, com a introdução de novos eventos para as mulheres e para atletas com maior comprometimento motor.
Com os planos propostos pelo IPC e comunicado a todas as federações internacionais, o Rio 2016™ terá cerca de 4.350 atletas competindo em 526 disputas por medalhas em 22 esportes. Do total de atletas, aproximadamente 1.650 será de mulheres, número 9,9% maior do que Londres 2012 e mais do que o dobro (790) das participantes nos Jogos Paralímpicos Atlanta 1996.
As mulheres vão competir em 224 eventos, 43% do total de medalhas que serão distribuídas e 12% a mais do que em Londres. Atletismo, paraciclismo e natação são os esportes com eventos adicionais para as mulheres. Paracanoagem e paratriatlo foram incluídos nos Jogos pela primeira vez no Rio 2016™ e cada esporte será composto por seis disputas por medalhas (três para homens e três para mulheres).
Executivo chefe do IPC, Xavier Gonzalez, afirmou: “Faltam pouco mais de três anos para o Rio de Janeiro receber o maior Jogos Paralímpicos já realizados em número de atletas e de esportes. Como parte do nosso desenvolvimento estratégico aumentamos o número de eventos para as mulheres e para atletas com maior comprometimento motor. Em apenas 20 anos, os Jogos contarão com o dobro de atletas do sexo feminino, uma conquista significativa”.
Após esse comunicado oficial, cada federação internacional de esporte vai desenvolver seus critérios de classificação para os Jogos Rio 2016™ a serem analisados pelo Conselho Executivo do IPC em novembro. Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro serão realizados de 7 a 18 de setembro de 2016.