Comitê Olímpico do Brasil comemora centenário com lançamento de livro
Parte das celebrações do marco de 500 dias para os Jogos, evento foi realizado na sede do Comitê Organizador Rio 2016
Parte das celebrações do marco de 500 dias para os Jogos, evento foi realizado na sede do Comitê Organizador Rio 2016
Uma das imagens históricas do livro - a conquista de três medalhas no tiro esportivo, sendo uma de ouro com Guilherme Paraense, em Antuérpia 1920 (COB / Divulgação)
A história do esporte Olímpico brasileiro ganhou as páginas de um livro. O COB lançou, na noite de terça-feira (24), a publicação comemorativa “Comitê Olímpico do Brasil 100 anos”, que traz textos e fotos dos principais marcos do seu centenário. O evento de lançamento foi realizado na sede do Comitê Rio 2016, como parte das celebrações do marco de 500 dias para os Jogos Olímpicos.
“Ao homenagear os 100 anos do COB, reunimos em uma mesma publicação memoráveis conquistas do nosso esporte, momentos de superação, emoção e glória de nossos atletas e a crescente evolução de uma entidade que busca, a cada dia, engrandecer o esporte Olímpico do Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Rio 2016, sobre a publicação, que terá 3 mil exemplares e será distribuída para bibliotecas públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Com 320 páginas, o livro narra a trajetória do primeiro Comitê Olímpico Nacional da América do Sul, desde a sua fundação, em 8 de junho de 1914, até os Jogos Londres 2012, quando seus atletas ganharam 17 medalhas (três ouros, cinco pratas e nove bronzes) - sua melhor performance Olímpica.
Ao longo de cem anos, o Brasil coleciona um total de 108 medalhas (23 de ouro, 30 de prata e 55 de bronze), sendo a primeira conquistada em Antuérpia 1920, edição em que o país estreou nos Jogos e saiu com três medalhas no tiro esportivo (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze). Para os Jogos Rio 2016, a meta é colocar o país entre as dez primeiras nações no quadro de classificação pelo total de medalhas.

O lançamento do livro contou com a presença de diversos atletas brasileiros, em ação e aposentados, como Emanuel, Evandro, Adriana Samuel, Maria Elisa, Juliana e Pedro Cunha, do vôlei de praia, Giovane, Marcus Vinícius e Bernard Razjman, do voleibol, Duda Amorim, do handebol, a remadora Fabiana Beltrame, a judoca Rafaela Silva e o nadador Gustavo Borges.