Comitê Olímpico Brasileiro promove curso para jovens atletas no Parque Aquático Maria Lenk
Por Rio 2016
Training Camp é direcionado para quatro modalidades: nado sincronizado, triatlo, judô e lutas
Getty Images
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) promove, a partir desta segunda-feira, a primeira edição do Training Camp - Edição Olímpica, curso de capacitação voltado para jovens atletas de 9 a 18 anos, com potencial para chegar ao esporte de alto rendimento. O projeto inédito, patrocinado pelo Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI), é direcionado para as modalidades de nado sincronizado, triatlo, judô e lutas. O Parque Aquático Maria Lenk, um dos legados dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, recebe o evento, que terá atividades até o dia 12 de outubro.
O Training Camp está inserido no Programa 2012 Jovens Promessas do Solidariedade Olímpica, que oferece condições adequadas de treinamento a jovens talentos, além de experiência prática de alto nível, visando a qualificá-los ainda mais em suas respectivas categorias. As atividades serão realizadas em duas sessões, das 8h às 13h e das 14h às 19h. O evento conta com a participação de atletas, membros de comissões técnicas de cada modalidade e especialistas em diversas áreas, que ministrarão palestras e workshops.
Sob a chancela do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o Training Camp e suas atividades têm o objetivo de transmitir valores e conhecimentos, motivação, informação, bem como a interação entre atletas e treinadores de diferentes modalidades. Essa primeira edição produzirá um modelo para a organização de futuros training camps realizados ao redor do Brasil. A programação será composta de dois tipos de atividade: as gerais, direcionadas a atletas e treinadores; e as específicas, com ações de conteúdos técnicos. Haverá palestras com atletas olímpicos, treinadores e especialistas, com temas como Olimpismo, nutrição, psicologia esportiva, aspectos específicos de cada modalidade, prevenção ao doping e detecção de talentos esportivos, além de oficinas práticas e clínicas de treinamento.
Entre os atletas e treinadores olímpicos com presença confirmada estão a triatleta Sandra Soldan, Cassius Duran, do saltos ornamentais, Luiz Lima, da natação, Rosicléia Campos, técnica da seleção brasileira feminina de judô, Antoine Jaoude, de lutas, Lara Teixeira, do nado sincronizado, além do medalhista olímpico Flávio Canto, do judô.