Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comitê Olímpico Brasileiro assume gestão do Velódromo do Rio

Por Rio 2016

Instalação será disponibilizada para treinamento de atletas da América do Sul e de outros continentes

Comitê Olímpico Brasileiro assume gestão do Velódromo do Rio

Foto: Alex Ferro

Depois de assumir na semana passada a gestão do Parque Aquático Maria Lenk, nesta quarta-feira, dia 26, o Comitê Olímpico Brasileiro assumiu também a gestão do Velódromo do Rio, o mais moderno da América Latina e o único homologado pela União Ciclística Internacional no continente. A solenidade da assinatura do termo de cessão da Prefeitura do Rio ao COB aconteceu no Planetário Municipal, durante uma reunião do prefeito Cesar Maia com todo o seu secretariado. O Velódromo estava sob a responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro e foi construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, realizados em julho passado. No local foram disputadas as provas de ciclismo indoor. A cessão do Velódromo ao COB será por 20 anos e a instalação integra o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, principal pólo de competições de acordo com o projeto de candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Assim como o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo é uma das instalações que estão prontas dentro do projeto Rio 2016. “Este é mais um legado dos Jogos Pan-americanos e será valiosíssimo para a candidatura Rio 2016. Ao assumir a gestão do Velódromo e do Parque Aquático Maria Lenk, o Comitê Olímpico Brasileiro ratifica o projeto da candidatura Rio 2016 e o compromisso com o desenvolvimento do Movimento Olímpico no Brasil e nas Américas”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê de Candidatura Rio 2016.

Da mesa forma que o Parque Aquático, o COB contratará uma empresa para elaborar o modelo de gestão ideal para o Velódromo. Entre as atividades que o COB desenvolverá no local estão cursos, seminários, congressos e workshops na área esportiva; treinamentos para atletas, técnicos, árbitros e demais categorias envolvidas na preparação e no desenvolvimento de atletas, escolinha de ciclismo indoor; competições locais, regionais, nacionais e internacionais, academia de ginástica; atividades de cunho social ligadas ao esporte; eventos esportivos e não-esportivos.

O projeto do COB prevê que o Velódromo seja também disponibilizado para o treinamento de atletas internacionais, dentro de programas de intercâmbio mantidos pela entidade. Comitês Olímpicos e atletas das Américas já manifestaram interesse em poder competir e participar de intercâmbios esportivos no Velódromo, que é um dos grandes legados deixados pelos Jogos Pan-americanos Rio 2007.