Comitê Olímpico Brasileiro assume gestão do novo Parque Aquático do Rio de Janeiro
Equipamento é a primeira instalação para Centro Olímpico de Treinamento
Equipamento é a primeira instalação para Centro Olímpico de Treinamento
Photo: Alex Ferro
O projeto de candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ganhou um importante impulso nesta segunda-feira, dia 17. Em solenidade realizada no Palácio da Cidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro cedeu para o Comitê Olímpico Brasileiro a gestão do Parque Aquático Maria Lenk, instalação que foi construída para as competições de natação, natação sincronizada e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. A cessão do Parque Aquático será por 20 anos e para dirigi-lo o COB convidou o ex-nadador Ricardo Prado, medalhista olímpico e ex-recordista mundial dos 400m medley. O Parque Aquático Maria Lenk integra o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, principal pólo de competições de acordo com o projeto de candidatura para os Jogos Olímpicos de 2016.
Além do Parque Aquático, COB e Prefeitura negociam a cessão do Velódromo do Rio, igualmente construído para o Rio 2007, que também fica dentro do Parque Olímpico. As duas instalações farão parte do Centro Olímpico de Treinamento, que será construído independente da candidatura do Rio 2016 se sair vitoriosa. Este é um legado vivo dos Jogos Pan-americanos e importantíssimo para a candidatura Rio 2016. O Parque Aquático consta do questionário entregue ao COI e, ao assumir sua gestão, o Comitê Olímpico Brasileiro demonstra o compromisso da candidatura Rio 2016 com o desenvolvimento do Movimento Olímpico. Para o esporte brasileiro, o Rio 2016 já é uma realidade., afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê de Candidatura Rio 2016. Além de Ricardo Prado, Nuzman explicou que todas as modalidades (natação, natação sincronizada, pólo aquático e saltos ornamentais) serão coordenadas por ex-atletas.
O primeiro evento sob a gestão do COB será o Troféu Maria Lenk (Brazilian Swimming Olympic Trials), entre os dias 6 e 10 de maio, última oportunidade para os nadadores brasileiros atingirem o índice olímpico e a vaga para Pequim 2008. Além disso, o COB já tem uma lista de atividades que serão desenvolvidas no Parque Aquático Maria Lenk: cursos, seminários, congressos e workshops na área esportiva; treinamentos para atletas, técnicos, árbitros e demais categorias envolvidas na preparação e no desenvolvimento de atletas, nas competições esportivas e nas modalidades olímpicas; escolinha de natação, pólo aquático, saltos ornamentais e natação sincronizada para crianças, adolescentes, adultos e idosos; competições locais, regionais, nacionais e internacionais, academia de ginástica; atividades de cunho social ligadas ao esporte; eventos esportivos e não-esportivos.
O projeto do COB prevê que o Parque Aquático seja também disponibilizado para o treinamento de atletas internacionais, dentro de programas de intercâmbio mantidos pela entidade. Comitês Olímpicos e atletas das Américas e África já manifestaram interesse em poder competir e participar de intercâmbios esportivos nas instalações de Padrão Olímpico do Parque Aquático Maria Lenk, que é um dos grandes legados deixados pelos Jogos Pan-americanos Rio 2007.