Comissão do COI realiza visita de três dias ao Rio de Janeiro
CoCom tem o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto
CoCom tem o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto
Comitiva do COI visita o Sambódromo no dia do Desfile das Campeãs (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
O 4º Encontro da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016™ (CoCom, na sigla em inglês), será realizado de 18 a 20 de fevereiro, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Comissão conta com integrantes dos cinco continentes que representam diversas unidades do Movimento Olímpico, como atletas, presidentes de federações esportivas internacionais e de Comitês Olímpicos Nacionais.
A presidente da Comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, primeira muçulmana e primeira mulher africana a conquistar uma medalha de ouro olímpica, abrirá o ciclo de reuniões. Logo após a sua apresentação, será a vez do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, dar as boas-vindas ao grupo.
Algumas autoridades brasileiras estão confirmadas no encontro: o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner; a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos; o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes; e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
No primeiro dia do CoCom, especialistas em diversas áreas do Rio 2016™ como Sustentabilidade, Infraestrutura, Finanças, Acomodações, entre outros, darão o status de seus projetos e discutirão o andamento dos preparativos para os Jogos. No segundo dia, os integrantes da Comissão visitarão obras de infraestrutura e instalações esportivas na parte da manhã. À tarde, será a vez dos membros da comissão apresentar suas palestras ao Comitê Organizador. No terceiro dia, El Moutawakel e Nuzman fecham o encontro com suas observações finais.
Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade-sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016™ foi formado em janeiro de 2010. Em junho de 2012 aconteceu o 3º CoCom, encontro que foi anual de 2010 a 2012 e passa a ser semestral a partir desse ano.
Todos os integrantes da Comissão tem experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento. Primeira campeã olímpica nos 400m com barreiras, El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.
Além dela e do Diretor Executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli, fazem parte da Comissão de Coordenação para o Rio 2016™ Alexander Popov (Rússia), Alex Gilady (Israel), Beatrice Allen (Gâmbia), Ching-Kuo Wu (Taiwan), Francesco Ricci Bitti (Itália), José Luis Campo (Argentina), Gunilla Lindberg (Suécia), Jackie Brock-Doyle (Grã-Bretanha), John Coates (Austrália), Julio César Maglione (Uruguai), Nat Indrapana (Tailândia), Nicole Hoevertsz (Aruba), Richard L. Carrión (Porto Rico), Sergey Bubka (Ucrânia), Timothy Tsun Ting Fok (Hong Kong) e Willi Kaltschmitt Luján (Guatemala).
Os integrantes da Comissão estão no Rio de Janeiro desde o fim da semana passada. Neste sábado, eles aproveitaram para conferir o Desfile das Campeãs do Carnaval 2013, quando as seis agremiações mais bem colocadas – a campeã Vila Isabel, além de Beija-Flor, Grande Rio, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca – voltaram a se apresentar no Sambódromo, local que, no Rio 2016™, receberá a largada e a chegada da maratona além das provas do tiro com arco.