Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comissão do COI realiza visita de três dias ao Rio de Janeiro

Por Rio 2016

CoCom tem o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto

Comissão do COI realiza visita de três dias ao Rio de Janeiro

Comitiva do COI visita o Sambódromo no dia do Desfile das Campeãs (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

O 4º Encontro da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016™ (CoCom, na sigla em inglês), será realizado de 18 a 20 de fevereiro, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Comissão conta com integrantes dos cinco continentes que representam diversas unidades do Movimento Olímpico, como atletas, presidentes de federações esportivas internacionais e de Comitês Olímpicos Nacionais.

A presidente da Comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, primeira muçulmana e primeira mulher africana a conquistar uma medalha de ouro olímpica, abrirá o ciclo de reuniões. Logo após a sua apresentação, será a vez do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, dar as boas-vindas ao grupo.

Algumas autoridades brasileiras estão confirmadas no encontro: o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner; a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos; o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes; e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

No primeiro dia do CoCom, especialistas em diversas áreas do Rio 2016™ como Sustentabilidade, Infraestrutura, Finanças, Acomodações, entre outros, darão o status de seus projetos e discutirão o andamento dos preparativos para os Jogos. No segundo dia, os integrantes da Comissão visitarão obras de infraestrutura e instalações esportivas na parte da manhã. À tarde, será a vez dos membros da comissão apresentar suas palestras ao Comitê Organizador. No terceiro dia, El Moutawakel e Nuzman fecham o encontro com suas observações finais.

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade-sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016™ foi formado em janeiro de 2010. Em junho de 2012 aconteceu o 3º CoCom, encontro que foi anual de 2010 a 2012 e passa a ser semestral a partir desse ano.

Todos os integrantes da Comissão tem experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento. Primeira campeã olímpica nos 400m com barreiras, El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.

Além dela e do Diretor Executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli, fazem parte da Comissão de Coordenação para o Rio 2016™ Alexander Popov (Rússia), Alex Gilady (Israel), Beatrice Allen (Gâmbia), Ching-Kuo Wu (Taiwan), Francesco Ricci Bitti (Itália), José Luis Campo (Argentina), Gunilla Lindberg (Suécia), Jackie Brock-Doyle (Grã-Bretanha), John Coates (Austrália), Julio César Maglione (Uruguai), Nat Indrapana (Tailândia), Nicole Hoevertsz (Aruba), Richard L. Carrión (Porto Rico), Sergey Bubka (Ucrânia), Timothy Tsun Ting Fok (Hong Kong) e Willi Kaltschmitt Luján (Guatemala).

Os integrantes da Comissão estão no Rio de Janeiro desde o fim da semana passada. Neste sábado, eles aproveitaram para conferir o Desfile das Campeãs do Carnaval 2013, quando as seis agremiações mais bem colocadas – a campeã Vila Isabel, além de Beija-Flor, Grande Rio, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca – voltaram a se apresentar no Sambódromo, local que, no Rio 2016™, receberá a largada e a chegada da maratona além das provas do tiro com arco.