Comissão de Avaliação do COI chega ao Rio de Janeiro
Por Rio 2016
Grupo presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel participará de reuniões sobre os 17 temas do Dossiê de Candidatura e visitará instalações esportivas
O Rio de Janeiro recebeu de braços abertos os integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que vão analisar para o projeto de candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Nesta segunda-feira, dia 27, 12 membros da Comissão desembarcaram no Aeroporto do Galeão e se juntaram ao sueco Goran Petersson, que chegou no domingo, dia 26.
A Comissão de Avaliação do COI é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e ex-praticante de atletismo. Também fazem parte do grupo o chinês Wu Ching Kuo, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone.
Nos sete dias que passarão na cidade, eles participarão de reuniões sobre os 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura e visitarão instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016.
O presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, e o Secretário Geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, receberam integrantes da Comissão do COI. Um grupo de crianças entregou flores aos recém-chegados.
Estamos muito felizes e honrados de receber a Comissão de Avaliação do COI no Rio de Janeiro. Será uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016 em parceria com os três níveis de governo, e o envolvimento da cidade com o projeto de trazer os Jogos Olímpicos para a América do Sul pela primeira vez, disse Carlos Arthur Nuzman.
A Comissão do COI ficará baseada no Hotel Copacabana Palace, onde acontecerão as reuniões oficiais da visita. Nos dias 27 e 28, a Comissão terá reuniões internas.
Nos dias 29 e 30 de abril e na manhã do dia 2 de maio, os integrantes da Comissão assistirão apresentações técnicas seguidas de sessão de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.
As apresentações, que ocupam a maior parte da agenda oficial, acontecerão numa grande sala do hotel, equipada com iluminação, cenografia e recursos multimídia especiais para garantir a qualidade dos materiais apresentados pelo Rio 2016 e o conforto da Comissão do COI.
No dia 1º de maio, a Comissão do COI visitará instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016. E na tarde do dia 2 de maio, o COI encerra a sua visita com uma entrevista-coletiva, às 17h, seguida de uma coletiva do Rio 2016.
Toda a programação foi previamente aprovada e segue as regras determinadas pelo Comitê Olímpico Internacional para todas as cidades candidatas.