Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Comissão da candidatura Rio 2016 organiza seminário sobre a importância da hotelaria nos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

A Comissão da Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 organizou, nesta sexta-feira, dia 27, um seminário sobre a importância da hotelaria para a realização dos Jogos. Durante o evento, um protocolo de intenções referente à qualificação hoteleira foi assinado por representantes do Ministério do Turismo, dos Governos Estadual e Municipal, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH); do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro (SindRio), do Instituto nacional de Metrologia (Inmetro) e do Convention Bureau do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de dirigentes do turismo nacional, estadual e municipal, além de representantes de mais de 100 hotéis do Rio de Janeiro e de Niterói. A palestra de abertura foi de Carlos Arthur Nuzman, presidente da Comissão de Candidatura Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que falou sobre a escolha do Rio de Janeiro como cidade candidata e das mudanças que os Jogos podem promover na área de turismo, como aconteceu em Seul 88, Barcelona 92 e Atenas 2004.

Outros três representantes da Comissão de Candidatura Rio 2016 estavam entre os palestrantes. O Secretário-Geral, Carlos Roberto Osório, fez uma apresentação sobre o projeto da candidatura e os planos para que a cidade tenha condições técnicas de receber o evento. Ricardo Trade, Diretor de Serviços dos Jogos, explicou as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) na área de acomodações. Já Ernesto Gubert, Gerente de Acomodações, detalhou o contrato de garantias que deverá ser assinado entre os hotéis e a Comissão de Candidatura. “Foi um excelente evento, com a participação de todos os parceiros da área de turismo. Houve o compromisso geral de colaborar com a candidatura Rio 2016 e, na próxima semana, iniciaremos a assinatura de contratos para a garantia de quartos, uma das exigências do COI”, explicou Ricardo Trade.

O seminário também contou com a experiência internacional de John Sindelair, Diretor de Acomodações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City 2002. John auxiliou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e atualmente é um dos consultores internacionais da Candidatura Rio 2016. Ele fez uma apresentação sobre as melhores práticas utilizadas na área de acomodações em grandes eventos multiesportivos.

As políticas de turismo para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 foram tema da palestra de Airton Pereira, Secretário Nacional de Políticas do Turismo. Também participaram do evento Sônia Chami, Diretora Jurídica da ABIH; Alexandre Sampaio, presidente do SindRio; e Paula Sanches, assessora para Assuntos Intergovernamentais do Ministério do Esporte. “No setor hoteleiro, a campanha Rio 2016 poderá gerar grandes ganhos, como a construção de um legado de governança entre os diferentes setores, a oportunidade única de promoção no exterior e a possibilidade de gerar desenvolvimento da infra-estrutura e dos transportes da cidade", disse Paula.