Começam as obras do Centro Internacional de Transmissão e do Centro Principal de Imprensa
Prefeitura anuncia início da construção do IBC e do MPC dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na Barra da Tijuca
Prefeitura anuncia início da construção do IBC e do MPC dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na Barra da Tijuca
Parque Olímpico da Barra receberá os dois principais núcleos de mídia dos Jogos (EOM/Renato Sette Camara)
O Centro Internacional de Transmissão e o Centro Principal de Imprensa (IBC e MPC, respectivamente) começaram a ser construídos nesta semana no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. As obras para instalação das fundações dos dois núcleos de imprensa já estão a todo o vapor. Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, comemora-se quatro anos da escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Destinado às emissoras de TV e rádio com direitos de transmissão dos Jogos, o IBC terá 85 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 10 mil pessoas. Já o MPC, com 27 mil metros quadrados, reunirá toda a mídia credenciada. Ambos vão operar 24 horas por dia durante os Jogos.
Diferentemente dos Jogos Olímpicos realizados em outras cidades, as obras do IBC e do MPC serão integralmente financiadas por recursos privados, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) que permite a construção e a manutenção por 15 anos da infraestrutura do Parque Olímpico.
No caso do IBC, a solução encontrada é de grande relevância, porque o imóvel tem dimensões gigantescas e difícil adaptação posterior de uso. Para a execução dos trabalhos no IBC, estão mobilizados 50 operários e quatro máquinas especiais. Já no MPC, 55 trabalhadores estão envolvidos.
Parte das obras do Parque Olímpico é realizada pela Concessionária Rio Mais, com a coordenação da Prefeitura, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), RioUrbe e da Subsecretaria de PPPs da Casa Civil do Município.