Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Começam as obras do Centro Internacional de Transmissão e do Centro Principal de Imprensa

Por Rio 2016

Prefeitura anuncia início da construção do IBC e do MPC dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na Barra da Tijuca

Começam as obras do Centro Internacional de Transmissão e do Centro Principal de Imprensa

Parque Olímpico da Barra receberá os dois principais núcleos de mídia dos Jogos (EOM/Renato Sette Camara)

O Centro Internacional de Transmissão e o Centro Principal de Imprensa (IBC e MPC, respectivamente) começaram a ser construídos nesta semana no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. As obras para instalação das fundações dos dois núcleos de imprensa já estão a todo o vapor. Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, comemora-se quatro anos da escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Destinado às emissoras de TV e rádio com direitos de transmissão dos Jogos, o IBC terá 85 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 10 mil pessoas. Já o MPC, com 27 mil metros quadrados, reunirá toda a mídia credenciada. Ambos vão operar 24 horas por dia durante os Jogos.

Diferentemente dos Jogos Olímpicos realizados em outras cidades, as obras do IBC e do MPC serão integralmente financiadas por recursos privados, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) que permite a construção e a manutenção por 15 anos da infraestrutura do Parque Olímpico.

No caso do IBC, a solução encontrada é de grande relevância, porque o imóvel tem dimensões gigantescas e difícil adaptação posterior de uso. Para a execução dos trabalhos no IBC, estão mobilizados 50 operários e quatro máquinas especiais. Já no MPC, 55 trabalhadores estão envolvidos.

Parte das obras do Parque Olímpico é realizada pela Concessionária Rio Mais, com a coordenação da Prefeitura, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), RioUrbe e da Subsecretaria de PPPs da Casa Civil do Município.