Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Começa a construção do Velódromo dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Instalação, localizada na Barra da Tijuca, receberá disputas do ciclismo de pista e do paraciclismo de pista

Começa a construção do Velódromo dos Jogos Rio 2016

Velódromo vai fazer parte do primeiro Centro Olímpico de Treinamento do Brasil após os Jogos Rio 2016 (Divulgação/Empresa Olímpica Municipal)

Mais uma instalação esportiva dos Jogos Rio 2016 começa a ganhar forma. Depois dos Halls Olímpicos 1, 2 e 3, do Centro Olímpico de Tênis e do Campo Olímpico de Golfe, começou no mês de fevereiro a construção do Velódromo Olímpico, estrutura que receberá as disputas do ciclismo de pista e do paraciclismo de pista em 2016. A primeira etapa inclui a montagem do canteiro de obras e a execução das fundações. A previsão é de que a instalação fique pronta no segundo semestre de 2015.

Localizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, o velódromo fará parte do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016. Ao lado dos três Halls Olímpicos, do Parque Aquático Maria Lenk, e do Centro Olímpico de Tênis, a instalação fará parte do primeiro Centro Olímpico de Treinamento (COT) do país. Voltado para atletas de alto rendimento, será o mais moderno da América do Sul.

Com 5.000 assentos fixos e até 800 lugares temporários, o velódromo contempla itens de acessibilidade para facilitar o uso e o acesso de pessoas com deficiência. O projeto prevê ainda a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de certificação que promove a sustentabilidade de edifícios por meio da avaliação de soluções e de tecnologias que reduzam os impactos causados no meio ambiente.

Neste ano, mais duas instalações terão suas obras iniciadas: o Hall Olímpico 4, que funcionará como arena de handebol durante os Jogos e depois terá sua estrutura transformada em quatro escolas municipais, e o Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos.

A área de infraestrutura também terá importantes avanços com a inauguração da Transcarioca, corredor expresso de 39 quilômetros que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, e o início da construção do o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), novo meio de transporte que vai integrar a Rodoviária Novo Rio, o Aeroporto Santos Dumont, a estação de passageiros do Porto do Rio, os dois terminais do teleférico do Morro da Providência e a estação das Barcas, na Praça XV.