Após os Jogos Europeus confirmarem a presença da Suíça e Grã-Bretanha nas competições feminina e masculina do triatlo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, chegou a vez do México e do Chile garantirem a sua participação como representantes das Américas no maior evento esportivo do mundo. As vagas foram confirmadas pela Federação Internacional de Triatlo (ITU) após a conquista do ouro pelos triatletas Barbara Riveros e Crisanto Grajales nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 no último fim de semana (11 e 12).
Especialista na última das três etapas da competição – natação, ciclismo e corrida -, a chilena Barbara Riveros deixou as competidoras para trás ao ultrapassar a linha de chegada em 1h57min18, exatos 30 segundos à frente da segunda colocada, Paola Diaz, do México. Além do primeiro ouro pan-americano de sua carreira, a vitória de Riveros garantiu ao Chile uma vaga na prova feminina do triatlo nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Barbara Riveros comemora vitória nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 (Foto: Getty Images/Harry How)
Enquanto a diferença de 30 segundos tirou a vaga do México na prova feminina, no masculino uma disputa ainda mais apertada terminou com final feliz para os mexicanos. Cruzando a linha de chegada apenas um segundo à frente de Kevin McDowel, dos Estados Unidos, Crisanto Grajales garantiu o México nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Em um sprint final emocionante, Grajales teve de ultrapassar nada menos que cinco competidores para conquistar o ouro pan-americano, o primeiro de sua carreira, com tempo final de 1h48min58.
As vagas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 são destinadas aos países, que decidirão posteriormente os atletas que os representarão nos Jogos. Por ser o país-sede, o Brasil garante automaticamente uma vaga no masculino e outra no feminino. Demais classificações serão definidas por meio de mais três eventos continentais e um Pré-Olímpico Mundial, que apontará três países. Ao todo, 55 atletas de cada gênero competirão no Rio - além dos torneios citados acima, 44 sairão do ranking de classificação Olímpica do esporte e da Lista de Pontos da Federação, e outros dois por meio de convites.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.