Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com tecnologia de ponta, Atos inaugura laboratório e inicia testes de integração de TI para Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Cerca de 200 mil horas de verificações tecnológicas serão utilizadas para gestão dos sistemas de resultados de 42 esportes Olímpicos e 23 Paralímpicos, de credenciamento e de treinamento de voluntários

Com tecnologia de ponta, Atos inaugura laboratório e inicia testes de integração de TI para Jogos Rio 2016

Com 1.272 m2, o ITL é composto por células que abrangem cada um dos 42 esportes Olímpicos, além de áreas específicas para os sistemas de credenciamento e de informação de resultados (Rio 2016/Alex Ferro)

No primeiro dia dos Jogos Olímpicos Rio 2016, atletas competirão em 21 esportes diferentes. Medalhas serão conquistadas, recordes serão quebrados e certamente surgirão novos heróis. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, como você saberá quem foi responsável por qual feito?

Não é preciso se preocupar, pois do credenciamento dos atletas à transmissão dos resultados de cada competição para os cinco continentes, a tecnologia é aliada do maior evento esportivo do mundo. Com sistemas inovadores, a Atos, parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), inaugurou nesta quarta-feira (8) o Laboratório de Testes de Integração do Rio 2016 (ITL, na sigla em inglês), na sede do Comitê Organizador.

Ao todo, serão realizados cerca de 200 mil horas de testes para a implementação dos sistemas de credenciamento e de gestão dos resultados das competições, além da infraestrutura tecnológica para seleção e capacitação dos voluntários.

“Em um mundo de alta tecnologia precisamos estar a bordo do que há de mais moderno. A parceria com a Atos nos traz uma experiência Olímpica importantíssima”, afirma Sidney Levy, diretor geral do Comitê Rio 2016.

No laboratório, que conta com mais de 1.200 máquinas divididas em 54 células, a maioria dedicada às modalidades Olímpicas, será testada toda a infraestrutura tecnológica para a divulgação dos resultados das competições Olímpicas e Paralímpicas.

Em uma das operações mais complexas do evento, os sistemas farão a integração com os equipamentos de cronometragem dentro das arenas, transmitindo informações como pontuação, quadro de medalhas e programação das competições em tempo real para cobertura televisiva e plataformas digitais.

Além da gestão dos resultados, a Athos é responsável ainda pelos sistemas que incluem o Portal do Voluntário, onde acontece o recrutamento e o treinamento de 70 mil voluntários; e a gestão das 300 mil credenciais que permitirão acesso às áreas operacionais durante as competições para atletas e demais envolvidos nos Jogos.

A empresa, que oferece serviços de tecnologia desde os Jogos Barcelona 1992, apresentou uma novidade para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul – parte dos sistemas de TI, entre eles o Portal do Voluntário e o sistema de credenciamento, serão hospedados em 'nuvem', que reduz a necessidade de servidores físicos ao oferecer armazenamento remoto de dados de forma segura.