Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com novatos Irã e Chile na lista, 25 países garantem vaga no tiro esportivo para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Com a etapa da Copa do Mundo de Gabala, no Azerbaijão, tiro esportivo já definiu o destino de 267 de suas 390 vagas Olímpicas

Com novatos Irã e Chile na lista, 25 países garantem vaga no tiro esportivo para os Jogos Rio 2016

Elaheh Ahmadi, que ficou sem sexto nos Jogos Londres 2012, conquistou vaga Olímpica para o Irã em Gabala na carabina de ar 10m (Nicolo Zangirolami/ISSF)

O esporte com mais torneios classificatórios realizados até aqui segue definindo vagas para os Jogos Olímpicos. A etapa da Copa do Mundo do tiro esportivo da cidade de Gabala, no Azerbaijão, foi finalizada no último sábado (15) e a Federação Internacional do esporte (ISSF) confirmou mais 34 vagas para os Jogos Rio 2016, conquistadas por 25 países diferentes.
 
Entre os países que alcançaram a vaga no Azerbaijão, dois são "novatos" na lista de garantidos no tiro esportivo para os Jogos Olímpicos. No skeet feminino, Francisca Crovetto Chadid, de 25 anos, garantiu a vaga para o Chile, enquanto as iranianas brilharam na prova da carabina de ar 10m. Além das medalhas de ouro e bronze, respectivamente, Elaheh Ahmadi e Najmeh Khedmati retornaram ao Irã com duas vagas Olímpicas na bagagem.
 
"Estou muito feliz", comemorou Ahmadi. "Ainda que as condições de treino no Irã sejam muito difíceis, temos muito atiradores jovens com talento e espero que eles possam seguir com sucesso no futuro. Agora quero garantir minha vaga pessoal e dar o meu melhor nos Jogos Olímpicos", contou a atleta de 33 anos, que ficou em sexto lugar na carabina de ar 10m nos Jogos Londres 2012.
 
O tiro esportivo já distribuiu 267 das 390 vagas Olímpicas do esporte; 34 postos foram alcançados em Gabala
O tiro esportivo já distribuiu 267 das 390 vagas Olímpicas do esporte; 34 postos foram alcançados em Gabala (foto: Nicolo Zangirolami/ISSF)
Passados doze torneios classificatórios do tiro esportivo, 267 vagas Olímpicas do esporte já foram definidas - mais da metade das 390. Além do torneio em Gabala (confira aqui, em inglês, o resultado completo do torneio), outras três etapas da Copa do Mundo de Carabina e Pistola, disputadas em Changwon, Fort Benning e Munique, decidiram 24 vagas cada uma. Três campeonatos continentais também decidiram vagas: os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, os Jogos Europeus Baku 2015 e o Campeonato Europeu, em Maribor. Em Acapulco, Al Ain e Larnaca, três etapas da Copa do Mundo de Espingarda apontaram outras 10 vagas cada. Em 2014, 64 vagas foram conquistadas no Campeonato Mundial e 11 foram distribuídas no Campeonato de Tiro das Américas
 
O próximo torneio classificatório do esporte será o Campeonato Mundial, em Lonato, na Itália, que será disputado entre os dias 9 e 18 de setembro e apontará 10 classificados para os Jogos Rio 2016. Além desta, serão realizadas outras três competições qualificatórias do tiro esportivo ainda em 2015, que definirão o destino de 68 vagas. Das 45 vagas restantes, 12 serão disputadas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
 
Confira abaixo as vagas Olímpicas conquistadas em Gabala:
 
Feminino
Pistola de ar 10m: Rússia, França e Tailândia
Pistola 25m: Rússia e Mongólia
Carabina de ar 10m: Irã (2) e Rússia
Carabina 50m três posições: Polônia e Suíça
Skeet: Polônia e Chile
Fossa Olímpica: Japão e China Taipei
 
Masculino
Pistola de tiro rápido 25m: China (2)
Pistola de ar 10m: Cazaquistão (2) e Coreia do Sul
Pistola 50m: Espanha e Índia
Carabina deitado 50m: República Tcheca e Dinamarca
Carabina de ar 10m: Croácia, Bielorrúsia e Hungria
Carabina 50m três posições: Rússia e India
Skeet: Áustria e Argentina
Fossa Olímpica: Croácia e Turquia
Fossa double: Grã-Bretanha e Alemanha