Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com melhorias, Centro Maria Lenk está pronto para as feras dos saltos ornamentais

Por Rio 2016

Atletas de 47 países terão 'padrão Fina' na Copa do Mundo, que vale vaga para os Jogos e começa em 19 de fevereiro

Com melhorias, Centro Maria Lenk está pronto para as feras dos saltos ornamentais

Centro Aquático Maria Lenk recebe a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em fevereiro (Beth Santos/Prefeitura do Rio)

O Centro Aquático Maria Lenk está pronto para receber a elite mundial dos saltos ornamentais. A arena, que será sede da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, o evento-teste do esporte, ganhou as últimas melhorias para o evento que acontece entre os dias 19 e 24 fevereiro. Entre elas, equipamentos de alto nível para a preparação dos atletas: um tanque seco a ser inaugurado pelos melhores saltadores do mundo e, para o nado sincronizado, piscina de aquecimento ligada por uma rampa ao deque da principal. Tudo dentro do "padrão FINA" (Federação Internacional de Natação).

"Nossa instalação não deve nada a nenhuma do mundo. Todos os equipamentos são do mais alto nível esportivo e tecnológico"

Cassius Duran, medalhista de prata nos saltos ornamentais dos Jogos Pan-Americanos Santo Domingo 2003

Banheiros da instalação ganharam vias de acessibilidade e o posto médico também foi reformado. A torre das plataformas e trampolins para saltos ornamentais foi modernizada com equipamentos como as novas banheiras de hidromassagem, que dão aos atletas a possibilidade de relaxar antes de cada tentativa. O tapete da plataforma para os saltos também foi renovado com a melhor tecnologia no mundo, garante Cassius, que reforça o Comitê Rio 2016 como Coordenador da arena de competição para o evento-teste de saltos ornamentais.

"Entregamos mais uma instalação para os eventos-teste com novos equipamentos. São elementos aparentemente básicos, mas importantes para a prática esportiva de alto nível", disse o prefeito Eduardo Paes durante a apresentação da arena nesta sexta-feira (12).

Atletas ganharam nova piscina de aquecimento no Centro Aquático Maria Lenk (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Evento-teste para valer

O Centro Aquático segue sua preparação para os Jogos Rio 2016. Depois do Synchro Open, realizado no início de 2015, começam nesta sexta-feira (19) as competições da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais - que reúne 236 atletas de elite do esporte, representando 47 países. E a competição é para valer: 92 vagas Olímpicas do esporte estão em jogo.

Por isso, a aclimatação e a preparação são fundamentais para os atletas: desde quinta-feira (11), começaram a desembarcar no Rio de Janeiro as delegações internacionais que participarão do torneio e, na sexta (19), começam os treinos. As primeiras a chegar foram a Venezuela e a Grã-Bretanha.

Quer ver astros como Tom Daley em ação no evento-teste? É só garantir seus ingressos no aquecerio.com.

O tanque seco é fundamental para a preparação dos atletas dos saltos ornamentais (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Planejamento pré e pós-Jogos

O Centro Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, será sede de três esportes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além dos saltos ornamentais, o nado sincronizado também vai ter todas as suas competições realizadas na instalação. Já o polo aquático terá partidas da fase preliminar na arena - a fase final do esporte acontece no Estádio Aquático Olímpico, casa da natação nos Jogos Rio 2016.

"Tudo está sendo feito para garantir a segurança dos atletas. A piscina tem todo o cuidado necessário, assim como qualquer possível acúmulo de água", disse Ricardo Prado, gerente de esportes aquáticos do Comitê Rio 2016. Ele também garantiu que não houve desistência nem demonstração excessiva de preocupação com o vírus zika por parte de nenhuma delegação que participará do evento-teste.

Após os Jogos, a arena segue como opção de treinamento de alto nível para atletas do quatro esportes do Time Brasil: natação, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A instalação também continuará recebendo eventos de alto nível e será usada para projetos sociais, além de se tornar a casa dos esportes aquáticos para os alunos do Ginásio Olímpico Experimental que será montado na Arena Carioca 3.