Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com inovações em sustentabilidade, Estádio Aquático Olímpico é inaugurado

Por Rio 2016

Moderno sistema de ventilação é um dos trunfos do palco das competições de natação e pólo aquático nos Jogos Rio 2016

Com inovações em sustentabilidade, Estádio Aquático Olímpico é inaugurado

Uma visão do interior do Estádio Aquático Olímpico, já com os assentos instalados (Prefeitura do Rio/Renato Sette Camara)

Idealizado a partir de princípios de sustentabilidade, o Estádio Aquático Olímpico foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (8), na Barra da Tijuca, Zona Oeste. E o palco para as competições de natação e pólo aquático nos Jogos Rio 2016 já começou chamando a atenção pelo inovador sistema de ventilação, que proporciona uma economia de energia considerável.

A Prefeitura do Rio, que supervisionou a construção da arena (com investimentos do governo federal), estima que seriam necessários 10 mil aparelhos de ar condicionado para refrigerar o local. No entanto, cerca de quinze mil pequenos furos na estrutura garantem a circulação do ar e devem proporcionar temperaturas amenas para os espectadores no Parque Olímpico da Barra durante as competições Olímpicas e Paralímpicas.

"De fato, sopra uma brisa agradável aqui dentro", observou a presidente da República, Dilma Rousseff, presente no evento, junto com o prefeito Eduardo Paes, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, e Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

"Estamos entregando (uma instalação) com qualidade, dentro do prazo e com baixo custo"

Dilma Rousseff

 

 

Três eventos-teste serão realizados na Arena neste mês de abril (Prefeitura do Rio/Renato Sette Camara)


O Estádio Aquático Olímpico tem duas piscinas: uma para competição e outra para treinamentos, cada uma com capacidade para 3,7 milhões de litros. Os assentos da frente ficam a apenas 10 metros da água. Um sistema de filtros especiais adotado reduz em 25% o uso de produtos quimicos, e a regulação térmica garante temperatura entre 25 e 28 graus, conforme as recomendações da Fina (Federação Internaciona de Natação).

Garanta seus ingressos para natação e pólo aquático nos Jogos Olímpicos

 

Eduardo Paes, Francisco Dornelles, Dilma Rousseff e Carlos Nuzman na inauguração (Prefeitura do Rio/Renato Sette Camara)

 

O Estádio Aquático vai sediar sua primeira competição neste mês: de 15 a 20 de abril, o Troféu Maria Lenk, campeonato brasileiro que vale classificação Olímpica para os atletas nacionais. De 22 a 24, quem cai nas piscinas são os astros da natação Paralímpica (com participação de 212 atletas de 19 países). De 25 a 29, é a vez do evento-teste de pólo aquático.

Nos Jogos Olímpicos, a instalação será palco de todas as provas de natação (entre 6 e 13 de agosto) e também das fases decisivas do pólo aquático (de 14 a 20 de agosto). Nos Jogos Paralímpicos, a natação será disputada no local, entre 8 e 17 de setembro.

Assim como a Arena do Futuro, que será desmontada e terá partes utilizadas para a construção de quatro escolas públicas, o Estádio Aquático Olímpico vai ser reformulado após os Jogos e transformado em dois centro aquáticos.

 



Trabalhos da artista plástica Adriana Varejão dão cara ao Estádio Aquático Olímpico, na Barra da Tijuca (Rio 2016/Alex Ferro)


Esporte com arte

O Estádio Aquático Olímpico inova também na sua "cara": o exterior da estrutura está envelopado por trabalhos da renomada artista plástica brasileira Adriana Varejão. Sessenta e seis painéis, cada um com 27 metros, reproduzem "Celacanto Provoca Maremoto", instalação exposta no Instituto Inhotim (MG), que tem como referências azulejaria portuguesa e barroco. Todos os paineis receberam tratamento anti-raios ultravioleta para ajudar a regular a temperatura da instalação.