Batizado em homenagem à sede dos Jogos, Rio Woolf ganha prótese moderna inspirada na tocha Paralímpica
Garoto inglês, apelidado de "Blade Boy", tem o brasileiro Alan Fonteles como ídolo e diz que quer se tornar atleta Paralímpico
Garoto inglês, apelidado de "Blade Boy", tem o brasileiro Alan Fonteles como ídolo e diz que quer se tornar atleta Paralímpico
Até o príncipe Harry quis ver de perto a prótese anterior, também inspirada na tocha do Rio 2016 (Foto: Getty Images/Chris Jackson)
Rio está ansioso para que cheguem logo os Jogos Paralímpicos. E desta vez não estamos falando somente da cidade. Quem também está na contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos é o jovem inglês Rio Woolf, batizado em homenagem à cidade que acolheu a lua de mel dos pais Juliette e Trevor, o Rio de Janeiro. Neste sábado (28), o garoto inglês completou 8 anos, e um de seus presentes é uma prótese de corrida articulada com o desenho da tocha Paralímpica Rio 2016.
A nova prótese, cuja imagem ainda não foi revelada, traz uma novidade para Rio: a articulação no joelho. Ao contrário das lâminas para corrida que ele já tem, que são fixas, as novas permitem mais mobilidade ao garoto. O novo equipamento é um presente da Ottobock e está em fase de testes - afinal, é a primeira vez que Rio está experimentando um "joelho" na perna direita.
Combos ajudam torcedor a escolher os melhores ingressos para os Jogos Paralímpicos
"Em vez de deixar a perna esticar demais para os lados, agora ele já consegue movimentar a perna para frente e para cima", comemorou a mãe, Juliette Woolf, em contato com o Comitê Rio 2016. "Ele já consegue correr cada vez mais rápido".
Clique e veja: família Woolf está na contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos
Quem escolheu a tocha como desenho do encaixe das próteses foi o próprio Rio, de tanta ansiedade que está para acompanhar de perto os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Além das duas próteses de corrida, ele tem uma perna artificial, que usa no dia-a-dia, e uma prótese própria para atividades na água, que usa para nadar na praia e na piscina.
Os donos da festa: conheça os melhores atletas dos 23 esportes Paralímpicos
Em 2013, Rio visitou o Rio de Janeiro e inspirou o Comitê Rio 2016 no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A visita ao Brasil naquele ano foi um convite do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para acompanhar as Paralimpíadas Escolares. Em 2016, o pequeno inglês estará de volta, dessa vez para acompanhar os Jogos Paralímpicos. E volta um pouco mais famoso: além do ídolo Alan Fonteles, que conheceu em 2013, recentemente ele se encontrou com o príncipe Harry, do Reino Unido, e já deu até entrevista para rádios e televisão.

Rio tietou o ídolo Alan Fonteles na Diamond League de 2013, em Londres (Foto: Getty Images/Paul Gilham)