Coleção exclusiva Rio 2016 dá samba!
Esporte inspira produções originais para curtir o Carnaval
Esporte inspira produções originais para curtir o Carnaval
Este ano tem enredo com espírito Olímpico na Marques de Sapucaí (Getty Images/Mario Tama)
Na lista de paixões nacionais, esporte e Carnaval seguem absolutos na liderança. Reflexos da cultura e do estilo de vida do brasileiro, esses elementos se misturam e fazem da época mais festiva do ano um espetáculo vibrante cheio de originalidade, sem perder a harmonia e o compasso. Dos sambas-enredo às fantasias dos blocos de rua, o que não falta são histórias para provar que juntos carnaval e esporte dão samba!

Com o futebol, por exemplo, a parceria vem de longa data. Em 1985, enquanto o país vivia o clima das Diretas Já, a Caprichosos de Pilares usou a irreverência e alegria para fazer uma forte crítica social, onde falava da saudade dos bons tempos da seleção brasilera que conquistou a Copa do Mundo de 1970. Mas o enredo “E Por Falar em Saudade” ficou famoso mesmo pelo refrão que fazia referência ao longo jejum de títulos do Botafogo.
Ainda sobre os times cariocas, a Estácio de Sá homenageou o Flamengo no ano do centenário do clube, em 1995. Três anos depois foi a vez da Unidos da Tijuca usar o centenário do Vasco da Gama como inspiração para seu samba-enredo. Até hoje os refrãos são cantados pelas torcidas nos estádios.
A Estação Primeira de Mangueira, em 1997, conquistou a terceira colocação no grupo especial com o samba-enredo “O Olimpo é Verde e Rosa”, que teve como tema principal o desejo dos brasileiros em receber o maior evento esportivo do mundo. Em 2009, o Rio de Janeiro realizou o desejo ao ser escolhida cidade-sede dos Jogos de 2016.
Inspirada pelo clima que envolveu torcedores e apaixonados por esportes em 2007, a Portela usou o enredo “Os Deuses do Olimpo na Terra do Carnaval - Uma Festa dos Esportes, da Saúde e da Beleza" para falar da alegria em sediar os Jogos Pan-Americanos. Na letra, a escola ainda destacava a importância do esporte como fator de integração e união entre os povos.

Os atletas também tiveram seus momentos de glória no Carnaval. Nilton Santos, Ronaldo, Zico e Ayrton Senna inspiraram enredos e ganharam homenagens inesquecíveis em sambas da Vila Isabel, Gaviões da Fiel, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca, respectivamente.
Este ano, a União da Ilha desfila o enredo “Olímpico por natureza... Todo mundo se encontra no Rio”, na Marques de Sapucaí. Fora da Passarela do Samba, a folia e o esporte também andam lado a lado. Prato cheio para os mais criativos, os blocos de rua são vitrines para máscaras e sósias de esportistas. A seis meses dos Jogos Rio 2016, acessórios com referências esportivas e da cidade-sede estão em alta neste Carnaval.
Leader Magazine
Lojas Havaianas