COI avança na escolha da próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020
Comitê divulga os vídeos oficiais das três cidades candidatas. Sede dos Jogos da Juventude de 2018 será anunciada nesta quinta
Comitê divulga os vídeos oficiais das três cidades candidatas. Sede dos Jogos da Juventude de 2018 será anunciada nesta quinta
Cidades candidatas aos Jogos de 2020 apresentam projetos em Sessão Extraordinária do COI (COI)
Seis cidades darão mais um passo à frente rumo ao sonho de sediar o maior evento esportivo do mundo nesta semana. Entre os dias 3 e 4 de julho, as cidades de Istambul (Turquia), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha) apresentarão os seus projetos de candidatura aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão 2020, em sessão extraordinária do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, Suíça. Também no dia 4, outras três cidades chegam à reta final para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018: Buenos Aires (Argentina), Glasgow (Grã-Bretanha) e Medellín (Colômbia) farão suas apresentações finais e conhecerão os votos do COI.
O “Briefing das Cidades Candidatas de 2020 para Membros do COI” (2020 Candidate Cities Briefing for IOC Members), marcado para esta quarta-feira, acontece após a divulgação do relatório da Comissão Avaliadora para cada cidade. Ao longo do mês de março de 2013, membros da comissão, liderados pelo vice-presidente do COI Craig Reedie, passaram quatro dias em cada cidade candidata para inspeções e observações acerca de seus projetos. Cada cidade terá 45 minutos para apresentar os aspectos técnicos do projeto, além de responder a perguntas.
O longo processo de escolha das cidades-sede começou ainda em 2011, com a nomeação pelos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) de suas cidades indicadas para os Jogos de 2020. Em maio de 2012, Istambul, Tóquio e Madri passaram do status de cidades postulantes para cidades candidatas, quando deixaram para trás as cidades de Baku (Azerbaijão), Doha (Catar), e Roma (Itália). Tudo termina – ou melhor, começa – em 7 de setembro de 2013, em Buenos Aires, onde acontecerá a eleição da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, durante a 125ª Sessão do COI.
Saiba mais sobre o processo de escolha das cidades sede aqui (somente em inglês e francês).
“Estamos muito satisfeitos com a qualidade de cada projeto e está claro para um de nós, membros do COI, que temos uma decisão difícil a tomar em setembro”, comentou Reedie, que lidera a Comissão Avaliadora.
Confira abaixo o vídeo com o filme promocional das três cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2020
Anúncio da cidade-sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 será nesta quinta
Será eleita ainda nesta quinta-feira (4) a próxima cidade a sediar os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão, marcados para o ano de 2018. Na disputa, duas cidades sul-americanas e outra europeia: Buenos Aires (Argentina), Medellín (Colômbia) e Glasgow (Grã-Bretanha).
As candidatas farão sua última apresentação no segundo dia da Sessão Extraordinária do COI, que será seguida pela votação e anúncio da cidade vencedora. O site do Comitê Olímpico Internacional fará a transmissão ao vivo da cerimônia. Confira em www.olympic.org.
Assim como os Jogos Olímpicos, os Jogos da Juventude acontecem a cada quarto anos. Com foco em jovens atletas de alto rendimento, com idades entre 15 e 18 anos, a primeira edição dos Jogos foi realizada em 2010, em Cingapura. Em 2012, foi a vez de Innsbruck, na Áustria, receber a edição de inverno.
As próximas edições dos Jogos Olímpicos da Juventude estão programados já para o ano que vem (2014) em Nanjing (China), entre os dias 16 e 28 de agosto. Já a versão de inverno será realizada em Lillehammer (Noruega), em 2016.