"As cidades aspirantes aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 comprovam a qualidade da disputa. São candidaturas importantes, de excelente nível e que merecem o nosso respeito", afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Pelo calendário do processo de candidatura, até o dia 14 de janeiro de 2008 as cidades deverão apresentar as respostas a um questionário e outras garantias exigidas pelo Comitê Olímpico Internacional. A partir de janeiro, o COI analisará esses documentos e entre 3 e 5 de junho de 2008, em Atenas (Grécia), definirá as cidades que se tornarão candidatas oficiais à sede do evento. A escolha da cidade sede está marcada para o dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
No último dia 7, o COB encaminhou ao COI documentação composta por uma carta de apresentação da entidade; carta de inscrição e de garantia assinada pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e cartas de garantia para a realização dos Jogos assinadas pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.