O material é composto por uma carta de apresentação do Comitê Olímpico Brasileiro, carta de inscrição e de garantia assinada pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e por cartas de garantia para a realização dos Jogos assinadas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.
O prazo determinado pelo COI para a inscrição de candidaturas aos Jogos de 2016 se encerrou na última quinta-feira, dia 13 de setembro. Na opinião do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o apoio total ao projeto por parte dos Governos federal, estadual e municipal é um ponto forte da candidatura do Rio. "Essa união dos Governos foi fundamental para o sucesso dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007 e será importantíssima para a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016", afirmou Nuzman.
O Rio foi escolhido em setembro do ano passado para representar o Brasil na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão foi tomada por aclamação pela Assembléia do Comitê Olímpico Brasileiro. Os membros da Assembléia consideraram que, com a realização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007, a cidade se tornou a mais capacitada no país para postular a candidatura aos Jogos, tanto em termos de experiência de organização como em instalações esportivas. Até o dia 14 de janeiro de 2008, as cidades postulantes deverão responder ao questionário enviado pelo Comitê Olímpico Internacional e apresentar outras garantias exigidas pela entidade.
O COI analisará esses documentos e no período de 3 a 5 de junho de 2008, em Atenas (Grécia), vai anunciar as cidades que se tornarão candidatas oficiais à sede de 2016. A escolha da cidade sede está marcada para o dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.