Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Cinco países das Américas garantem vaga no tiro esportivo para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Cuba, Estados Unidos, El Salvador, Equador e República Dominicana conquistaram a classificação no Campeonato das Américas, realizado no México

Cinco países das Américas garantem vaga no tiro esportivo para os Jogos Rio 2016

Vaga na prova da pistola de ar de 10m ficou com os Estados Unidos (Getty Images/Gerardo Zavala)

Mais cinco países garantiram sua presença nas disputas de tiro esportivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois do Campeonato Mundial, que em setembro classificou 27 países, o Campeonato das Américas de Tiro Esportivo colocou em jogo nesta semana, em Guadalajara, no México, 11 vagas (conforme confirmação da ISSF) para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul.

Das vagas em jogo, a maior parte ficou com Cuba, que garantiu presença em cinco provas. Estados Unidos, com três, e República Dominicana, El Salvador e Equador, com uma cada, foram os outros países classificados.

Na prova da pistola de ar 10m feminino, Lilian Castro, de El Salvador, obteve 196.3 pontos e superou a concorrência da mexicana Alejandra Zavala, que marcou 195.1, e obteve a primeira vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.

“A final foi muito disputada. Fiquei em quarto lugar após a primeira fase, apenas alguns décimos atrás da mexicana e lutando para terminar em primeiro ou segundo lugar”, comemorou a salvadorenha.

Na pistola 25m feminino, a vitória foi da equatoriana Andrea Pérez Pena, que superou a venezuelana Maribel Pineda por 8-0 no duelo final.

“É uma sensação única e uma grande felicidade porque foi a primeira vez que ganhei a medalha de ouro e escutei o hino do meu país em uma competição deste nível”, afirmou Andrea.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011, Eglys de la Cruz voltou a Guadalajara para classificar Cuba para os Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Juan Mejia)

 

A competição, exclusiva para atiradores das Américas do Sul, Central e do Norte, colocou em disputa uma vaga Olímpica em onze provas: carabina de ar 10m masculino, carabina deitado 50m masculino, carabina 3 posições 50m masculino, pistola de ar 10m masculino, pistola 50m masculino, fossa Olímpica masculino, skeet masculino, carabina de ar 10m feminino, carabina 3 posições 50m feminino, pistola de ar 10m feminino e pistola 25m feminino.

As vagas obtidas são destinadas aos Comitês Olímpicos Nacionais de cada país, que decidirão que atletas irão ocupá-las nos Jogos Rio 2016.

O próximo torneio classificatório do tiro esportivo para os Jogos Rio 2016 será a Copa do Mundo de 2015, realizada em Acapulco, também no México, entre 28 de fevereiro e 10 de março, que colocará em disputa dez vagas, em cinco provas.

Veja abaixo a lista de atletas que classificaram seus países para os Jogos Rio 2016:

Carabina de ar 10m masculino:Dempster Christenson (Estados Unidos)

Carabina deitado 50m masculino: Reinier Estpinan (Cuba)

Carabina 3 posições 50m masculino: Alexander Quintana (Cuba)

Pistola de ar 10m masculino:Will Brown (Estados Unidos)

Pistola 50m masculino: Jorge Potrille (Cuba)

Fossa Olímpica masculino: Eduardo Lorenzo (República Dominicana)

Skeet masculino: Vincent Hancock (Estados Unidos)

Carabina de ar 10m feminino:Eglys de la Cruz (Cuba)

Carabina 3 posições 50m feminino: Dianelys Perez (Cuba)

Pistola de ar 10m feminino:Lilian Castro (El Salvador)

Pistola 25m feminino: Andrea Perez Pena (Equador)

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.