Cinco meses a mil: 25 eventos-teste agitam a cidade e suas novas arenas
Calendário do Aquece Rio garante um 2016 intenso muito antes da abertura dos Jogos
Calendário do Aquece Rio garante um 2016 intenso muito antes da abertura dos Jogos
Calendário prevê 25 eventos-teste; 11 deles valem classificação para o Rio 2016 (Getty Images)
Janeiro costuma ser um mês sem grandes emoções no calendário esportivo brasileiro. Não em 2016: no ano Olímpico, as competições começam na terceira semana do mês, com o Torneio Internacional Feminino de Basquetebol, da sexta-feira (15) ao domingo (17). Se em dezembro de 2015 a grande novidade foi a inauguração do Parque Olímpico da Barra, com as quadras do Complexo Olímpico de Tênis, em janeiro chega a vez da Arena Carioca 1. A instalação vai monopolizar os três primeiros eventos-teste no ano ano. Depois do basquetebol, o novo espaço de competições vai ser adaptado em três dias para a disputa do halterofilismo e, após sete dias, sedia a luta Olímpica.

As duas maiores regiões de competições dos Jogos Rio 2016, Barra e Deodoro, estão cada vez mais perto do ideal. Ao fim da série de torneios Aquece Rio, o Parque Olímpico da Barra, que hoje está 95% concluído, terá cinco de suas nove instalações inauguradas e postas à prova ao longo de 17 eventos-teste neste ano. As Arenas Cariocas 1 e 3, o Velódromo Olímpico do Rio, o Estádio Aquático e a Arena do Futuro recebem suas primeiras competições esportivas até maio. O Campo Olímpico de Golfe, que já está pronto desde novembro de 2015, também é palco de seu primeiro torneio oficial neste ano.
Com o conceito de arquitetura nômade, duas das arenas no Parque Olímpico da Barra já começam a provar a sua capacidade de transformação com a realização do Aquece Rio. Durante a temporada de eventos-teste, a Arena do Futuro é palco de dois esportes diferentes: o handebol e o goalball. Após os Jogos, o legado: quatro colégios da rede pública do Estado surgem de suas estruturas. Já o Estádio Aquático Olímpico, palco das competições de natação Olímpica e Paralímpica, dá origem a dois centros aquáticos, abertos para a população após as competições Olímpicas e Paralímpicas.
Em Deodoro, o "esquenta" para os Jogos não é diferente. A região que recebe 11 disputas Olímpicas e quatro Paralímpicas nos Jogos Rio 2016 tem todas as suas nove arenas inauguradas e testadas até o fim de abril. Em 2016, o Estádio de Deodoro, que sedia as competições de rugby, e a Arena da Juventude, onde acontece o pentatlo moderno, se juntam às outras sete instalações já inauguradas, testadas e aprovadas.
Confira o Mapa de Instalações dos Jogos Rio 2016

Em abril, dez modalidades serão testadas em oito competições - sete delas no Parque Olímpico da Barra. A ação na Arena Carioca 3 fica por conta do levantamento de peso entre os dias 7 (quinta-feira) e 10 (domingo). No Estádio Aquático Olímpico, as feras da natação competem de 15 (sexta-feira) a 20 (quarta-feira).
Depois, serão cinco eventos praticamente simultâneos: entre os dias 16 (domingo) e 29 (sexta-feira), começam, em sequência, as competições de ginástica, natação Paralímpica, esgrima, pólo aquático e handebol.

