Mais da metade das seleções de
goalball que vão competir nos
Jogos Paralímpicos Rio 2016 já confirmou sua vaga.
Mais da metade das seleções de
goalball que vão competir nos
Jogos Paralímpicos Rio 2016 já confirmou sua vaga. Neste domingo, com o fim dos
Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), mais cinco equipes confirmaram vaga no maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência: Lituânia, China e Suécia (as três melhores seleções do torneio masculino) entre os homens, e também Israel e China (as duas finalistas do feminino), entre as mulheres. O Brasil, que não disputou o torneio de goalball dos Jogos Mundiais, tem vaga garantida neste esporte nos Jogos Paralímpicos nos dois gêneros, como país-sede.
A menos de
500 dias para os Jogos Paralímpicos, já são conhecidas seis das dez seleções que disputarão o ouro do goalball nos Jogos Rio 2016, tanto no masculino como no feminino. Entre os homens, Lituânia, China e Suécia juntaram-se à Finlândia e aos Estados Unidos, que haviam garantido vaga no
Campeonato Mundial de 2014 (em que o Brasil sagrou-se campeão), e ao Brasil.
Na final masculina, a seleção da Lituânia surpreendeu a forte seleção chinesa, campeã paralímpica em Pequim 2008, e levou o título com uma vitória por 10 a 3. Na disputa pelo terceiro lugar, a Suéica garantiu o bronze - e a vaga Paralímpica - com uma vitória por 2 a 0 sobre a Turquia.
A China também ficou com o vice no feminino. O título dos Jogos Mundiais da IBSA ficou com Israel, que derrotou as chinesas por 4 a 1. Vencedoras e derrotadas na final tiveram motivo para comemorar: ambas equipes se juntaram a Estados Unidos, Rússia e Turquia, todos já classificados para os Jogos Rio 2016. Quinto colocado no Campeonato Mundial feminino, o Brasil também está garantido nos Jogos, como país-sede.
Com quatro vagas em jogo, resta apenas uma chance de classificação para as seleções que ainda não garantiram vaga no goalball para os Jogos Paralímpicos. Ainda este ano, serão realizados quatro classificatórios continentais (Europa, África, Américas e Ásia/Oceania). Cada torneio dará vaga a uma seleção masculina e uma feminina, totalizando as dez vagas Paralímpicas do esporte para cada gênero.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.