Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Cidades do projeto Rio 2016 receberão jogos da Copa do Mundo de 2014

Por Rio 2016

Palco das cerimônias de abertura e encerramento no projeto olímpico do Rio de Janeiro, estádio do Maracanã deverá receber a final da Copa do Mundo de 2014

Cidades do projeto Rio 2016 receberão jogos da Copa do Mundo de 2014

As 12 cidades brasileiras que receberão jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 foram anunciadas neste domingo, dia 31. Entre elas, estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, que serão sede de partidas do torneio olímpico de futebol se o Rio de Janeiro for escolhido para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A escolha reforça a sinergia entre os projetos dos dois grandes eventos, uma vez que as melhorias de infraestrutura e remodelação dos estádios realizadas para a Copa do Mundo de 2014 serão um importante legado para a candidatura Rio 2016.

Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a Copa do Mundo de 2014 reforça a candidatura Rio 2016 em todos os sentidos.  “O projeto olímpico do Rio de Janeiro é alinhado com as necessidades do cidadão carioca e com o desenvolvimento em longo prazo da cidade. As sedes olímpicas do futebol terão estádios novos e modernos. Haverá investimentos em aeroportos, infraestrutura de transportes, acomodações, telecomunicações e segurança. Além disso, a Copa do Mundo formará novos profissionais com experiência em grandes eventos esportivos, que poderão ser utilizados no projeto dos Jogos de 2016”, disse Nuzman.

No Rio de Janeiro, o anúncio das sedes da Copa de 2014 foi transmitido ao vivo em um telão no Estádio do Maracanã, onde mais de 70 mil pessoas acompanhavam o jogo entre Flamengo e Atlético Paranaense pelo Campeonato Brasileiro. O legendário estádio será o provável palco da final da Copa do Mundo de 2014 e, no projeto Rio 2016, receberá as cerimônias de abertura e encerramento, além de partidas de futebol. No momento do anúncio, foram abertas no gramado duas enormes camisas da seleção brasileira, que traziam a mensagem “O novo Maracanã é nosso e a Copa 2014 também”, Enquanto era realizada uma queima de fogos, crianças davam um abraço simbólico no estádio. “Depois dessa festa, é impossível o Rio de Janeiro não ser sede da final da Copa”, brincou a Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins. “Esta será a Copa do Mundo da mobilidade urbana, com expansão do metrô e melhora no transporte ferroviário. São melhorias que se integram com o projeto do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016”, finalizou Márcia Lins.

Além de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, outras sete cidades brasileiras receberão jogos da Copa do Mundo de 2014: Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.