Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Chama Olímpica é acesa na Grécia para os Jogos de Sochi 2014

Por Rio 2016

Cerimônia dá início ao revezamento da tocha, que faz história e vai para o Polo Norte e a Estação Espacial Internacional

Chama Olímpica é acesa na Grécia para os Jogos de Sochi 2014

Cerimônia acende chama Olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi 2014 (COI)

A 132 dias da cerimônia de abertura, foi acesa neste domingo (29) a chama Olímpica que iluminará a 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (Rússia) no ano que vem. O templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia, foi o palco da cerimônia, que marca o início do revezamento da tocha. Os Jogos de Sochi 2014 acontecem de 7 a 23 de fevereiro de 2014 e vão receber aproximadamente 2800 atletas de mais de 80 países. (Veja como foi a cerimônia)

 

A cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa a partir dos raios do sol, refratados em um espelho parabólico, em frente ao templo de Hera. O ritual tem origens na história da Grécia Antiga, cujos Deuses do Olimpo eram homenageados com chamas perpétuas. A cerimônia, nos Jogos Olímpicos, simboliza a continuidade de um movimento de união e amizade entre os povos que começou com os Jogos da Antiguidade.

O esquiador grego Ioannis Antoniou, de 18 anos, foi escolhido para ser o primeiro a receber a tocha Olímpica. Após a cerimônia, a tocha então fará a sua viagem pela Grécia e será entregue ao Comitê Organizador em 5 de outubro, marcando o início do revezamento que vai até a cerimônia de abertura de Sochi 2014, em 7 de fevereiro de 2014.

Caminhada espacial

No programa do revezamento da tocha de Sochi 2014, um feito histórico: a tocha Olímpica vai ultrapassar todas as fronteiras do planeta e sair de órbita. A caminhada espacial será conduzida por dois cosmonautas russos em 9 de novembro deste ano. Oleg Kotov e Serguei Riazanski já estão na Estação Espacial Internacional desde 26 de setembro para aguardar a chegada da tocha e fazer o seu percurso no espaço sideral.

Além do espaço, a tocha vai ainda para o fundo do lago Baikal – o mais profundo e mais antigo do planeta; o topo do Monte Elbrus e o Polo Norte, além de mais de 2900 cidades do território russo. A viagem tem duração prevista para 123 dias e percorrerá mais de 65 mil quilômetros. O destino final será o Estádio Olímpico de Sochi, para a cerimônia de abertura dos Jogos em 7 de fevereiro de 2014.