Chama Olímpica é acesa na Grécia para os Jogos de Sochi 2014
Cerimônia dá início ao revezamento da tocha, que faz história e vai para o Polo Norte e a Estação Espacial Internacional
Cerimônia dá início ao revezamento da tocha, que faz história e vai para o Polo Norte e a Estação Espacial Internacional
Cerimônia acende chama Olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi 2014 (COI)
A 132 dias da cerimônia de abertura, foi acesa neste domingo (29) a chama Olímpica que iluminará a 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (Rússia) no ano que vem. O templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia, foi o palco da cerimônia, que marca o início do revezamento da tocha. Os Jogos de Sochi 2014 acontecem de 7 a 23 de fevereiro de 2014 e vão receber aproximadamente 2800 atletas de mais de 80 países. (Veja como foi a cerimônia)
A cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa a partir dos raios do sol, refratados em um espelho parabólico, em frente ao templo de Hera. O ritual tem origens na história da Grécia Antiga, cujos Deuses do Olimpo eram homenageados com chamas perpétuas. A cerimônia, nos Jogos Olímpicos, simboliza a continuidade de um movimento de união e amizade entre os povos que começou com os Jogos da Antiguidade.
O esquiador grego Ioannis Antoniou, de 18 anos, foi escolhido para ser o primeiro a receber a tocha Olímpica. Após a cerimônia, a tocha então fará a sua viagem pela Grécia e será entregue ao Comitê Organizador em 5 de outubro, marcando o início do revezamento que vai até a cerimônia de abertura de Sochi 2014, em 7 de fevereiro de 2014.
Caminhada espacial
No programa do revezamento da tocha de Sochi 2014, um feito histórico: a tocha Olímpica vai ultrapassar todas as fronteiras do planeta e sair de órbita. A caminhada espacial será conduzida por dois cosmonautas russos em 9 de novembro deste ano. Oleg Kotov e Serguei Riazanski já estão na Estação Espacial Internacional desde 26 de setembro para aguardar a chegada da tocha e fazer o seu percurso no espaço sideral.
Além do espaço, a tocha vai ainda para o fundo do lago Baikal – o mais profundo e mais antigo do planeta; o topo do Monte Elbrus e o Polo Norte, além de mais de 2900 cidades do território russo. A viagem tem duração prevista para 123 dias e percorrerá mais de 65 mil quilômetros. O destino final será o Estádio Olímpico de Sochi, para a cerimônia de abertura dos Jogos em 7 de fevereiro de 2014.