Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Cerimônia de Abertura marca início dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014

Por Rio 2016

Cidade russa receberá mais de 2.500 atletas de 80 países durante as competições, que vão até 23 de fevereiro

Cerimônia de Abertura marca início dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014

Fogos de artifício iluminam o céu do Estádio Olímpico Fisht, palco da cerimônia de abertura (Getty Images/Scott Halleran)

Estão abertos os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014. Com um show de cores, performances e projeções, o Estádio Olímpico Fisht, no balneário russo, foi palco nesta sexta-feira (07) da Cerimônia de Abertura, que deu início oficial à 22ª edição do evento. O espetáculo trouxe diversos elementos da história e da cultura russa – como o Balé Bolshoi - e culminou com o acendimento da pira Olímpica.  (Veja imagens da cerimônia de abertura)

Nos próximos 16 dias, mais de 2.500 atletas de cerca de 80 países participarão da última competição Olímpica antes dos Jogos Rio 2016 - as disputas Paralímpicas acontecem de 07 a 16 de março. Para o Comitê, uma oportunidade de adquirir experiência e usar o aprendizado na realização de Jogos inesquecíveis daqui a dois anos.

Estruturas infláveis representam a Catedral de São Basílio (Foto: Getty Images/Paul Gilham)
 
Com cerca de 350 mil habitantes, Sochi é a primeira cidade russa a receber os Jogos Olímpicos de Inverno. Nesta edição, serão disputadas 15 modalidades esportivas, divididas em duas regiões de competição: a costa e a montanha. Na costa, seis instalações recebem as cerimônias de abertura e encerramento, além das provas disputadas em locais fechados: hóquei no gelo, curling, patinação artística, patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta. Nas montanhas do Cáucaso, acontecem as competições de biatlo, esqui cross-country, esqui estilo livre, snowboard, esqui alpino, bobsled, luge, skeleton, salto sobre esquis e combinado nórdico.

 

O esporte brasileiro terá participação recorde no evento. Ao todo, 13 atletas lutarão pela primeira medalha do país na história dos Jogos Olímpicos de Inverno: a porta-bandeira na cerimônia de abertura Jaqueline Mourão (esqui cross-country e biatlo), Isabel Clark (snowboard), Leandro Ribela (esqui cross-country), Jhonatan Longhi (esqui alpino), Maya Harrisson (esqui alpino), Josi Santos (esqui estilo livre), Isadora Williams (patinação artística) e Edson Bindilatti, Edson Martins, Fabiana dos Santos, Fábio Gonçalves, Odirlei Pessoni e Sally Mayara (bobsled).

Jaqueline Mourão carrega a bandeira do Brasil durante a Cerimônia de Abertura  (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)

 

Situada na região de Krasnodar Kai, Sochi é banhada pelo Mar Negro e fica próxima da fronteira sul do país. Uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a cidade tem temperatura média de 8,3 graus Celsius no período dos Jogos, o que pode fazer dela a sede Olímpica de inverno com clima mais quente da história.

Um dos destaques desta edição do evento foi o revezamento da tocha. Durante a cerimônia, que durou 123 dias, a tocha percorreu mais de 65 mil quilômetros, pelas mãos de 14 mil carregadores, visitando quase três mil cidades. Os pontos altos do tour foram o Polo Norte, onde a tocha chegou a bordo do navio quebra-gelo “50 anos de Vitória”, e a ida ao espaço, na área externa da Estação Espacial Internacional.

"Para entender a grandeza desta realização, temos que lembrar como as coisas estavam sete anos atrás, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu Sochi. A Rússia usou a candidatura como um catalisador para o desenvolvimento do esporte, da cidade e de toda a região. Agora podemos ver o resultado, que se modernizou e passou a ser um destino internacional para turismo, eventos e esportes", disse em discurso o presidente do COI, Thomas Bach, na abertura da sessão da entidade. 

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram disputado pela primeira vez em 1924, na cidade francesa de Chamonix, ainda sob o nome de “Semana Internacional de Desportos de Inverno”. Tradicionalmente, eram disputados no mesmo ano em que os Jogos Olímpicos de verão, até 1986, quando foram separados, acontecendo dois anos antes do evento de verão.