Centro Paralímpico Brasileiro é apresentado em São Paulo
Centro de Treinamento será referência na América Latina para 14 esportes paralímpicos
Centro de Treinamento será referência na América Latina para 14 esportes paralímpicos
Presidente Dilma Rousseff lança o projeto em São Paulo (Marcelo Brandt/CPB)
O projeto de construção do Centro Paralímpico Brasileiro, instalação pioneira no país e principal centro de treinamento para atletas paralímpicos da América Latina, foi apresentado nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff. O CT é parte do Plano Brasil Medalhas, do Ministério do Esporte, que tem por objetivo consolidar o país entre as maiores potências esportivas do mundo, e será erguido no Parque Fontes do Ipiranga.
O complexo esportivo reunirá 14 esportes: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado. A concentração de modalidades em um só local é inspirada em países como Ucrânia, China e Coreia do Sul. A previsão é entregar a primeira parte das obras em 2014 e o complemento em 2015.
“Aqui, estamos comemorando e mais que homenageando, apoiando a persistência, a força de vontade e o movimento de superação que um grande atleta olímpico ou paralímpico tem que ter para lutar e chegar até o pódio. É para esses atletas que o Brasil implanta o Centro. Porque a palavra é dever e nós devemos esse apoio, porque ele é crucial para que os atletas de alto rendimento conquistem mais vitórias. Além disso, transformem tudo em conhecimento”, disse a Presidente.
Em uma área projetada em 94 mil metros quadrados, serão construídos quatro ginásios, dois campos de futebol, quadras de tênis e pista de atletismo. Além disso, uma área residencial composta por alojamentos, refeitório e lavanderia, um setor administrativo com escritórios, salas de reunião, auditórios, depósitos e estacionamento fazem parte do projeto. O Centro de Medicina e Ciências do Esporte, a academia, vestiários e outros espaços de apoio completam o espaço.
O evento contou com a presença dos atletas paralímpicos Daniel Dias, nadador que faz parte do Conselho de Esportes Rio 2016™, e Fernando Fernandes, da paracanoagem.