Centro Olímpico de BMX é a primeira instalação entregue em 2015
Palco de um dos esportes mais radicais do programa dos Jogos, instalação é parte do Parque Olímpico de Deodoro, segundo maior centro de competições do Rio 2016
Palco de um dos esportes mais radicais do programa dos Jogos, instalação é parte do Parque Olímpico de Deodoro, segundo maior centro de competições do Rio 2016
Circuito terá 350 metros de extensão na prova feminina, e 400 metros na masculina (J.P.ENGELBRECHT)
A Prefeitura do Rio apresentou, no domingo (30), em Deodoro, o circuito completo do Centro Olímpico de BMX, que será palco de uma das modalidades mais radicais dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A instalação, em construção desde julho de 2014, é a primeira a ser entregue em 2015 – outras seis também ficarão prontas neste ano, no Parque Olímpico da Barra. A primeira oportunidade para testar o percurso será em outubro, quando será realizado o Desafio Internacional de BMX, evento-teste da modalidade.
Construída em saibro e com asfalto de massa fina nas curvas, a pista apresentará percursos de até 400 metros de extensão, ocupando área total de cerca de 4 mil m².
Para adicionar mais adrenalina à competição, as ondulações da pista foram posicionadas com espaçamento de 10 metros, o que permite que os competidores possam optar por diferentes estratégias de acordo com suas habilidades. Por exemplo, para encarar determinado obstáculo será possível reduzir a velocidade e seguir o percurso com a bicicleta no chão ou se arriscar em um salto para ganhar velocidade.
Há ainda uma “seção de ritmo” composta por uma sequência de saltos e obstáculos curtos que permitem ao ciclista dar ritmo e fluxo na reta final.

O Centro Olímpico contará ainda com uma arquibancada temporária com capacidade para 7.500 lugares, que será instalada mais próxima dos Jogos.
Após o torneio Olímpico, a pista de BMX fará parte do Parque Radical, que ficará de legado esportivo e social para a região.
Assim como em Deodoro, os preparativos para o maior evento esportivo do mundo seguem a todo vapor no Parque Olímpico da Barra. Seis instalações têm previsão para 2015, são elas: as três Arenas Cariocas, a Arena do Futuro, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico do Rio. Considerados os principais centros de competição do Rio 2016, ambos complexos já ultrapassaram os 80% de conclusão.